O nome já diz tudo: uma marca, marca. É conceituando seu espaço que uma empresa se destaca das demais e consegue entrar na vida dos consumidores, quer queiram ou não. Seja no produto, na cor, na propaganda, enfim. Estamos falando do branding de marca, que é basicamente o que ela faz para gerar impacto positivo no mundo.

A importância do branding está diretamente relacionada à popularidade do seu produto. É responsável por deixar seu negócio mais conhecido, mais desejado. É preciso mostrar “quem é a marca” para deixar registrada sua identidade. 

Pensamento em como fortalecer seu negócio, separamos cinco dicas de estratégias que podem ser colocadas em práticas e alavancar sua empresa no dia-a-dia, desde a escolha do público-alvo, passando pela criação da marca até a aplicação dos valores de forma interna na organização. Confira:

1. Determine e conheça seu público-alvo

Saiba para quem vai vender. O objetivo de segmentar o seu negócio é encontrar o cliente ideal para o seu negócio. Entender quem é a sua audiência é a melhor forma de chegar até ela. Comece por conhecer aspectos simples:

São homens ou mulheres? Qual a faixa etária? Qual a classe social? E continue com temas como hábitos de compra: Compram mais online ou em lojas físicas? Que preço estão dispostos a pagar? Conheça bem as suas necessidades e o que precisam para melhorar o seu dia a dia. Aprofunde ainda mais e conheça seus desejos e vontades.

2. Crie o perfil de sua marca 

O nome da sua marca é altamente visível e deve parecer quase uma pessoa para o seu público. O seu negócio passa a significar um relacionamento e uma experiência emocional, assim que eles contactam ou pensam na sua marca.

Na escolha do nome pense bem quais as associações mentais o seu cliente vai fazer com essa palavra. Qual a origem dela? Em última análise, que história revela esse nome e, porque o seu cliente vai ressoar com ela?

Com o nome vem outro aspecto importante, a imagem. Como vai ser a sua identidade? A sua marca é quem você é.

3. Priorize conteúdos de qualidade e velocidade

Tenha sempre em mente as necessidades do seu consumidor e ofereça conteúdo de qualidade, que educa, informa e o empodera a tomar a melhor decisão. Crie e diversifique as formas de interação para promover e motivar um contato próximo e periódico com a sua audiência.

Quando der as boas-vindas ao visitante no seu website, procure que ele tenha uma experiência excepcional. Acima de tudo, faça com que ele se sinta bem e que as suas necessidades sejam satisfeitas em cliques de fácil acesso e com o carregamento das páginas seja fácil, de forma simples e estruturada e com uma velocidade super-rápida.

4. Atente para a comunicação nas mídias sociais

As plataformas de mídia social são excelentes ferramentas de branding e conversação, porque permitem que você apresente uma mensagem consistente e se envolva diretamente com subseções menores de seu público. 

Mas seja real. E tenha a coragem de ser você mesmo e de aceitar que não será para todos e nem todos serão para você. Concentre a sua atenção no seu nicho, na sua família. E aposte em conhecê-los cada vez mais profundamente e a ajustar-se a inevitáveis mudanças.

Para tal, converse com eles. Motive e seja receptivo a feedback direto, criando assim o potencial ideal de evoluir constantemente, sempre ao lado deles e por eles. 

Num mundo em expansão digital, o futuro pertence a quem mantém presentes valores humanos básicos para fomentar relacionamentos duradouros, criando sentimentos de conexão e de pertencimento.

Desenvolva a sua comunicação e o seu estilo único. É um processo profundo e de grande convicção.

5. Seja exemplo! Aplique os valores de sua marca internamente

Considere seriamente incorporar aquilo que a sua marca diz ser em todas as áreas do seu negócio. O coração da sua marca começa com os seus consumidores internos: seus funcionários e equipes. Sim, é isso mesmo. Faça realmente a diferença no mundo. Alie-se ao movimento de empresas que já dão passos para criar condições humanizadas dentro da própria empresa. 

Não seja a marca ideal só para o consumidor, aprecie seus funcionários e equipes. Implemente estratégias internas que humanizam os seus funcionários e que são sensíveis às suas necessidades pessoais. Isto sim é dar valor à sua marca e a quem no final de contas a faz estar presente no mercado. Isto vai transbordar em tudo o que é produzido para o cliente final. 

Se os seus valores são igualdade, conexão, etc, crie uma forma de relacionamento onde é seguro receber o feedback de seus funcionários, por exemplo.

Mudanças repentinas na marca podem trazer prejuízos

Nos últimos dias, o mundo se chocou ao ver a mudança que Elon Musk está causando no Twitter. O bilionário anunciou que a rede social passará a se chamar apenas de “X”, e isso exclui também o famoso pássaro azul, que é símbolo da rede há 13 anos. A repercussão negativa está não só entre os usuários, mas também nos especialistas da área de marketing, que consideram um dos piores casos de rebranding dos últimos anos.

Mas não só de exemplo ruim vive o homem. Quem não reconhece o M do McDonald’s? Ou a maçã mordida da Apple? Poderia citar vários, pois empresas que possuem marca bem planejada e reconhecida pelo público, conquistam não só pelo produto. Ganham fãs ao invés de apenas clientes. Caso como o da Netflix, que produz conteúdo para além da sua plataforma de streaming, adota posturas mais cômicas nas redes sociais, e realiza eventos mundiais que aproximam artistas de seus admiradores. A boa marca procura sempre deixar seu impacto, se diferenciando da concorrência.

E a identidade visual é a alma do branding. Com uma marca bem definida é mais fácil elaborar os demais aspectos do branding. E isso não é apenas sobre a imagem pública da sua empresa, mas também sobre os valores e como eles orientam a relação com o público.

O branding não só transmite a essência da empresa, transforma a relação que tem com os clientes. É a famosa conexão que vai fazer as pessoas enxergarem que o seu negócio é diferente dos demais.

Se ainda tem dúvida, observe como se comportam as grandes marcas que se aproximam do seu empreendimento. Quais ações realizam para obter mais espaço e maior popularidade. Grandes resultados, às vezes, são gerados com atitudes simples. O branding, por discreto que seja, faz diferença.

Mas como começar? Como minha marca vai se diferenciar? Devo mudar o logo? São muitas as questões, claro. Pode parecer complicado, mas o primeiro passo é simples: Estudar sua marca, estudar marketing. Assim, você estará preparado para as demais decisões que irá tomar para tornar o seu branding mais eficaz.

Toda empresa de pequeno porte merece uma estrutura que faça com que ela cresça. Então, a saída é buscar uma boa capacitação, repleta de cursos, oficinas, palestras, planilhas e aplicativos para colaborar na geração de seus negócios com eficiência e lucratividade.  

E vale lembrar! O pequeno empresário tem uma ajuda bem próxima para o desenvolvimento d

Priorizar conteúdos de qualidade e reforçar a marca por meio das mídias sociais pode fortalecer a imagem da sua empresa (Foto: Divulgação)

e seus negócios. A dica é acessar a plataforma do Sebrae que tem as melhores soluções para a realidade das empresas cearenses. Acesse o site ce.sebrae.com.br, e confira as melhores soluções para a sua realidade. Você também entrar em contato ligando ou enviando mensagens via WhatsApp para a Central de Atendimento no número 0800 570 0800.

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