I Festa da Literatura de Cordel (Flic) busca trabalhar a expressão artística sob os olhares da oralidade, educação e economia criativa nesta edição (Foto: Agência Brasil/Arquivo)

Tradicional forma nordestina de literatura, poesia e expressão cultural, o cordel será celebrado e promovido na “I Festa da Literatura de Cordel (Flic)”. Com os subtemas Oralidade, Educação e Economia Criativa, as atividades ocorrem nos dias 26 e 27 de outubro, em diferentes espaços da Capital. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site Sympla

O evento conta com seminários, painéis, rodas de conversa e oficinas em espaços como a Estação das Artes, o Auditório Sebrae Ceará, a Academia Cearense de Letras, e o Kuya – Centro de Design do Ceará. 

Cordelistas, declamadores, poetas, pesquisadores, profissionais da diagramação, produção e venda dos produtos e todas as pessoas interessadas no tema estão convidados a participar da festa. 

De acordo com a Analista da Unidade de Competitividade dos Negócios e gestora de economia criativa do Sebrae/CE, Cattley Guedes, a ideia é continuar produzindo mais edições do evento. 

A Flic faz parte das ações do programa da Economia Criativa Nordeste do Sebrae/CE e é realizada pela instituição, juntamente à Academia Brasileira de Letras e à Academia Brasileira de Literatura de Cordel, com o apoio do Governo do Estado do Ceará. 

O cordel sob múltiplos olhares

Com o objetivo de trabalhar diferentes abordagens do cordel, três temas serão destacados no evento: a oralidade do cordel, o cordel como ferramenta de educação e como meio de economia criativa. Confira que aspectos serão tratados em cada vertente:

  • Oralidade: de que maneira o cordel é construído e pensado para ser recitado, quais são as características mais marcantes, com entender melhor sobre rimas e métricas, quais são as práticas necessárias para que a obra seja considerada um cordel.
  • Educação: analisar como o cordel foi utilizado para alfabetizar muitas pessoas no sertão nordestino e de que forma o gênero pode ser utilizado, atualmente, para a educação de crianças, jovens e adultos, fortalecendo a cultura regional. 
  • Economia criativa: como o empreendedor, em parceria com o Sebrae, pode agregar valor comercial e econômico para essa atividade cultural.

Sebrae/CE: parceiro da economia criativa 

Também parte do programa da Economia Criativa Nordeste, o Sebrae apresenta uma turma do curso Up Digital Marketing exclusiva para empreendedores da economia criativa. A oportunidade, voltada para ampliar a presença do negócio no ambiente digital, é gratuita, online e ocorre entre os dias 23 de outubro e 6 de novembro. As inscrições podem ser feitas no site oficial da capacitação.

O curso fornece encontros virtuais ao vivo com especialistas e empreendedores da área, mentoria com especialistas em marketing digital focadas nas necessidades do negócio, conteúdos exclusivos aliando teoria e prática e ideias para impulsionar as redes sociais e as vendas.

SERVIÇO

I Festa da Literatura de Cordel (FLIC) – Oralidade, Educação e Economia Criativa

Inscrições: gratuitas e podem ser feitas pelo site Sympla.

Dia 26/10/2023

Local: Auditório Sebrae Ceará (Avenida Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema)

8h – Documentário “Inovações e intercruzamentos presentes na cultura popular, comunicação e identidade nordestinas”

9h30min – Painel Cordel e Identidade Poética Feminina

10h30min – Palestra Cordel e Jornalismo

13h30min – Apresentação cultural

14h – Mesa Cordel e Educação

15h – Painel Cordel e Oralidade: o berço da alfabetização poética

16h – Painel A Riqueza do Cordel: um olhar para a economia criativa

Local: Academia Cearense de Letras (Rua do Rosário, 1, Centro)

19h – Apresentação Cultural

19h30min – Lançamento da Revista da Academia Brasileira de Letras “Cordel em foco”

Dia 27/10/2023

Local: Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540, Centro)

9h30min – Lançamento da exposição “Nordeste planetário”

14h às 16h – Oficina Xilogravura: A arte do Mestre Zé Lourenço (20 vagas)

17h – Cantoria nordestina e Sarau de cordelistas. Os cordelistas serão convidados a apresentarem desafios de improvisação, cantoria, dramatização, embolada e declamação.

Local: Kuya – Centro de Design do Ceará (Rua Sen. Jaguaribe, 55, Moura Brasil)

8h30min – Exposição de cordéis e seus autores, espaço de leitura, e Feira Popular

9h – Apresentação de filmes (curtas) sobre Cordel e roda de conversa com autores

10h30min – Oficina de declamação com o poeta Aldo Anísio (30 vagas)

11h – Documentário “FLIC: Inovações e intercruzamentos presentes na cultura popular, comunicação e identidade nordestinas” (Filme produzido a partir dos depoimentos e registros feitos durante a abertura do evento dia 4/8/2023)

14h às 15h – Oficina de contação de histórias em cordel – Goreth Costa (CE) – 50 vagas

16h – Visita à Pinacoteca do Ceará 

Local: Academia Cearense de Letras (Rua do Rosário, 1, Centro)

10h30 – Oficina de Declamação com o poeta e educador Edgar Diniz (50 vagas)

 

LEIA MAIS: Quer fazer muitas parcerias e fechar novos negócios? Garanta já sua inscrição para o Siará Tech Summit 2023