Vencedores da 1ª edição do Prêmio. Jogos, cursos, tecnologias, serviços ou produtos são alguns dos exemplos de projetos pedagógicos aceitos pela premiação (Foto: Túlio Vidal/Sebrae)

Valorizar projetos educacionais com foco na educação empreendedora é o objetivo do Prêmio Educador Transformador, que chega à 2ª Edição este ano. A certificação premia professores brasileiros de instituições de ensino públicas ou privadas cujos trabalhos diferenciados transformaram o conhecimento em valor para estudantes, escolas e comunidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site oficial do evento até o dia 5 de fevereiro.

A certificação nasceu da união do Prêmio Educação Empreendedora do Sebrae e do Prêmio Professor Transformador da Bett Brasil e Instituto Significare. Na primeira edição, em 2022, o Prêmio teve 2.897 projetos inscritos de todas as regiões do País. De acordo com o analista de Educação Empreendedora do Sebrae CE, Jefferson Oliveira, o evento deste ano procura superar esse número.

Ele explica que o evento é uma oportunidade de celebrar os professores e suas conquistas, assim como reconhecer as dificuldades enfrentadas por eles na missão de transformar o futuro de tantos jovens. “Nosso foco é observar esses projetos que mobilizam saberes e possibilitam que os alunos transformem as realidades que eles vivenciam”, destaca.

Ao divulgar projetos transformadores de todo o Brasil, o especialista acredita que a premiação inspira outros educadores a inovarem dentro de sala de aula. “É muito importante quando a gente tem representações para que os professores percebam que é possível sim participar, avançar etapas e ser reconhecido pelos seus projetos”, defende.

Prêmio Educador Transformador: como funciona

Os projetos pedagógicos inscritos devem ter sido realizados entre 2021 e 2023 e podem ter formatos diversos, como atividades, estudos, jogos, metodologias, cursos, tecnologias, desafios, apresentações, competições, serviços ou produtos.

As categorias disponíveis são: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, Ensino Fundamental 6º ao 9º ano, Ensino Médio, Educação Profissional, Educação Superior e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Prêmio será dividido em três etapas: estadual, regional e nacional, todas com certificação. O primeiro lugar de cada uma das sete categorias na última fase receberá um troféu, pacote de participação em um evento de educação empreendedora e um notebook.

Segundo Jefferson, os vencedores da etapa regional terão o translado, a hospedagem e a alimentação custeados pelo Sebrae para a participação na fase nacional.

Confira o regulamento da premiação clicando aqui.

Cronograma previsto

05/02/2024 – Encerramento das inscrições
25/03/2024 – Divulgação dos vencedores estaduais
05/04/2024 – Divulgação dos vencedores regionais
25/04/2024 – Divulgação do ganhador, durante evento Bett Brasil

Serviço

2ª Edição do Prêmio Educador Transformador
Inscrições: gratuitas, até 5 de fevereiro, no site oficial

 

LEIA MAIS | Festival de gastronomia gratuito em Baturité recebe chefs renomados