Em 2023, o programa teve 418 empresas inscritas de todas as regiões do Ceará, das quais 295 serão agraciadas em uma das três categorias (Foto: Divulgação)

O Sebrae/CE realizou, na manhã desta terça-feira, 21, a entrega do Selo de Qualidade Empresarial a 280 empresas de todas as regiões do Ceará. O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais e contou com a presença de empreendedores de todas as regiões do Estado. O prêmio é um reconhecimento para as empresas que se destacaram em várias áreas, como inovação, gestão, sustentabilidade, entre outras.

Em 2022 o programa contou com a participação de cerca de 350 empresas de todas as regiões do Ceará, das quais 188 conseguiram conquistar a certificação em uma das três categorias: Prata, Ouro e Diamante.

A evolução desses níveis é acompanhada de perto pelo Sebrae durante um programa que tem a duração de oito meses, onde o empresário tem acesso a uma série de ações que buscam a qualificação e a melhoria do negócios. Dependendo dos níveis alcançados, a empresa é enquadrada em categorias que podem ser prata, ouro e diamante.

O diretor administrativo do Sebrae, Alcyr Porto, explica que o apoio da Instituição é fundamental para elevar o nível de qualidade das empresas participantes do programa.

“O Selo atua em vários eixos importantes para a vida da empresa que, ao atender todos esses eixos, se torna sólida no mercado. Daí porque é tão importante a participação das empresas, pois o Sebrae investe fortemente no programa. Cerca de 80% de todo o custo do projeto é financiado pelo Sebrae para os empresários. A maior maneira de mostrar que o cearense, quando é desafiado, topa o desafio, é essa. A resposta vocês estão vendo: são mais de 290 empresas
agraciadas mostrando que compraram esse desafio”, diz.

Empresas com a categoria prata são aquelas que estão em fase de iniciação. Já na categoria ouro estão as empresas que evoluíram na gestão, enquanto a categoria diamante contempla as empresas que agregam valores referentes a sua relação com o reaproveitamento de resíduos, a sustentabilidade e a relação com a comunidade.

“A empresa passa a ter uma maturidade maior na sua atuação, não só dentro da empresa, mas na comunidade onde ela faz parte, então essas três categorias são evolutivas, do prata para o ouro, do ouro para a diamante, onde a empresa consegue o auge da sua posição no mercado. Daí porque o Sebrae tem a grata satisfação de presenciar cada vez mais empresas saindo de prata para ouro, de ouro para diamante e tornando cada vez mais o Ceará em um ambiente de qualidade para receber bem as pessoas e os clientes”, reforça Alcyr Porto.

União pela excelência

Uma das 131 empresas agraciadas com a Categoria Diamante abriga o Klaus Magno Laboratório Clínico, situado em Aracati, no litoral leste do Ceará. Ele foi reconhecido pelo exemplo de qualidade no atendimento ao cliente. Para o empresário Klaus Magno, o selo representa a forca da união entre gestores e colaboradores na busca pela excelência como pilar para o sucesso.

“A gente está feliz em estar aqui, para celebrar que nós fomos uma empresa qualificada, certificada por um órgão tão competente como o Sebrae. E uma grande conquista para o nosso cliente interno, o nosso colaborador, é fazer com que eles entendam que nós estamos no caminho certo, porque eu, Klaus, sozinho, não vou conseguir ir longe, e se não tiver a cooperação, a colaboração e principalmente a motivação de todos os colaboradores que fizeram com que a gente chegasse a esse selo, nada disso teria acontecido”, celebra o empresário, que já está há 23 anos no mercado.

Alcyr Porto reforça a importância do Sebrae para fomentar o crescimento das empresas no caminho para alcançar o patamar da excelência no ecossistema empresarial do Estado. “Toda a discussão que há sobre o desenvolvimento das
empresas nós entendemos que depende de uma trilha de atendimento. Não adianta dar uma consultoria. A empresa tem que ter um conjunto de ações que muda efetivamente a realidade do seu negócio. O Sebrae atua em vários eixos importantes para a vida da empresa que, ao atender todos esses eixos, faz com que ela se torne sólida no mercado”, conclui.

Selo de Qualidade Empresarial Sebrae

O Selo Sebrae de Qualidade Empresarial é um programa do Sebrae que busca estimular a implantação e a melhoria de sistemas de gestão nas empresas de serviços cearenses, de modo a contribuir para uma maior competitividade, qualidade, inovação e sustentabilidade delas.

Podem participar empresas dos segmentos de Alimentação fora do Lar (restaurantes, serviços de buffet, barracas de praia e bares), Lazer, Turismo e Eventos (agências de viagens, hotéis, pousadas e organizadoras de eventos), Saúde e Bem-Estar (salões de beleza, academias de musculação e ginástica, serviços de estética, clínicas, laboratórios e farmácias de manipulação) e Transporte (oficinas de manutenção e reparação automotivas).

Em 2023, o programa teve 418 empresas inscritas de todas as regiões do Ceará, das quais 295 alcançaram a pontuação e serão agraciadas em uma das três categorias, sendo: 131 empresas com Selo Prata, 105 empresas com Selo Ouro e 59 empresas com Selo Diamante.

 

LEIA MAIS | Evento gratuito e online de Marketing e Vendas ocorre em dezembro