O objetivo é que os jovens desenvolvam competências empreendedoras desde a educação básica (Foto: Freepik)

Explorando o empreendedorismo em diversos setores, o Sebrae apresenta o Desafio Liga Jovem, uma competição nacional de empreendedorismo tecnológico voltada para jovens de escolas, ensinos profissionalizantes e cursos superiores. As inscrições para a segunda edição são gratuitas e estarão abertas de 12 de março a 7 de junho, no site do programa. 

A iniciativa tem formato de concurso. Assim, os participantes devem se reunir em equipes e criar uma solução transformadora para algum problema da escola ou comunidade. Os grupos podem usar ferramentas tecnológicas como aplicativos, sites, jogos eletrônicos, redes sociais, plataformas ou outras tecnologias. A primeira edição do programa contou com mais de 5.000 jovens inscritos e 30 horas de conteúdo ao vivo. 

O objetivo é que os jovens desenvolvam competências empreendedoras desde a educação básica e se reconheçam não só como usuários da tecnologia, mas como protagonistas de mudanças em sua realidade e criadores de soluções para os desafios da sociedade. 

Segundo o coordenador estadual do programa de educação empreendedora do Sebrae, Jefferson Cavalvante, o projeto busca incentivar a formação de uma nova geração capaz de pensar de forma inovadora. Assim, o jovem aprende sobre o cerne do empreendedorismo desde cedo e pode aplicar o desejo pela mudança em qualquer caminho que escolher trilhar, seja em um empreendimento ou em uma profissão mais formal. 

“Os benefícios vão desde a geração de renda até termos empresas com mais competitividade, além da transformação social. O jovem pode ser um empreendedor e levar impacto para onde ele vive. Quando essa transformação começa no sujeito, você consegue impactar a sociedade”, indica. 

Inscreva-se já! 

Saiba como funciona o Desafio Liga Jovem

Categorias

  • 8º e 9º anos do Ensino Fundamental 
  • 1º ao último ano do Ensino Médio
  • Educação profissional (técnico)
  • Educação superior (graduação ou tecnólogo)

Equipes

As equipes devem ser formadas por dois a cinco estudantes da mesma instituição de ensino e categoria, assim como apresentar um profissional de educação como orientador. 

Etapas

  • Esquenta nas redes (março a junho): ainda durante o período de inscrições será realizada uma campanha de engajamento com diferentes missões e prêmios.
  • Virada empreendedora (7 a 9 de junho): maratona de conteúdo sobre inovação, tecnologia e metodologias ativas.
  • Entrega do projeto (até 20 de junho): as equipes devem gravar um vídeo de até cinco minutos apresentando o projeto. 

Em seguida os participantes enfrentam as etapas estadual, regional e nacional. 

Prêmios

As diversas etapas contam com uma série de premiações, como celulares, notebooks e tablets de última geração, smartwatches, vale-compras e até uma viagem internacional com tudo pago para participar de um evento de inovação. 

Serviço

Desafio Liga Jovem

Inscrições: gratuitas, de 12 de março a 7 de junho, no site do programa