Com uma abordagem que inclui exposição, desfile e rodadas de negócios, a participação do Sebrae no CEM contribui para promover a diversidade e o potencial do setor de moda na região (Foto: Divulgação)

Uma área de exposição de 375 m² reuniu no Centro de Eventos, em Fortaleza, 35 empresas de moda provenientes de várias regiões do Estado entre os dias 22 e 25 de abril, em ocasião do Ceará Está na Moda (CEM), evento que reuniu o melhor do comércio e da indústria da moda cearense. 

As empresas, todas micro e pequenos negócios, fazem parte da rede articulada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Ceará (Sebrae Ceará) e destacam a diversidade e a qualidade da moda cearense.

Marcam presença empresas de confecções, tecelagem, calçados e acessórios provenientes de Fortaleza e Região Metropolitana, do Maciço de Baturité, do Polo de Moda Íntima de Sítio Alegre, em Morrinhos, do Polo Calçadista do Cariri, além de negócios filiados ao Sindicato das Indústrias de Calçados de Fortaleza (Sindcalf), ao Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas no Estado do Ceará (SindConfecções) e ao Sindicato das Indústrias de Confecções e Roupas de Homem e Vestuário do Estado do Ceará (SindRoupas).

Marcas expõem no CEM em parceria com o Sebrae (Foto: Divulgação)

Felipe Cidrão, analista da Unidade de Competitividade dos Negócios do Sebrae Ceará, coordena a participação do Sebrae no evento. Para ele, a importância da participação do Sebrae nesse evento vai além do apoio logístico. Está ligada à missão e ao propósito institucional de fomentar o empreendedorismo e apoiar os pequenos empresários no Estado.

“A participação do evento aqui é muito voltada para a parte de comercialização e mercado, então a importância do apoio do Sebrae é muito voltada nesse sentido. Claro que esses empresários também participaram de capacitações, de consultorias preparatórias, então são empresas que já são assistidas pelo Sebrae e que fazem parte de projetos estruturados de moda”, explica Cidrão.

Retorno imediato

A marca de cuecas Manxo é uma das empresas apoiadas pelo Sebrae Ceará. Atuando desde 2018 na fabricação de moda íntima masculina, a marca entrou no radar do Sebrae através do Agente Local de Inovação (ALI), programa que acelera o desenvolvimento de pequenos negócios. A proprietária Suelen Paz conta que foi a partir do programa que veio o convite para participar do CEM como expositora.

Ela, que até então nunca tinha participado de nenhuma feira, comemora a alavanca na procura pela marca, tanto no evento quanto nas redes sociais. “Isso aqui é um achado. Porque eu consigo ter um alcance maior, uma capilaridade maior. Principalmente no Nordeste, porque vem muito comprador do Nordeste”, diz a empreendedora, relatando contato com compradores e fornecedores de vários outros estados.

Além da fábrica, onde as peças são produzidas, a marca possui uma loja Centro Fashion, em Fortaleza, e presença digital.

Rodadas de negócios

Além da atuação como expositor, o Sebrae Ceará é apoiador e patrocinador do evento. Promovido de forma conjunta pelo Sistema Fecomércio Ceará e pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Sesi e Senai, o CEM conta ainda com o Sebrae para a coordenação e realização da Rodada de Negócios, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

A iniciativa teve como objetivo conectar empresas participantes do evento, tanto nacionais quanto internacionais, facilitando aproximações comerciais e oportunidades de negócios.

Empreendedores apresentam as próprias marcas para compradores internacionais durante a Rodada de Negócios no CEM (Foto: Samuel Setubal)

“Tivemos a realização de algumas rodadas e aproximações comerciais com empresas daqui, nacionais, e com empresas de cinco países diferentes”, afirma Felipe Cidrão, coordenador da participação do Sebrae no CEM. Os países mencionados são Emirados Árabes Unidos, Espanha, Rússia, Filipinas e África do Sul. 

Ainda segundo o analista do Sebrae/CE, os resultados preliminares das rodadas de negócios calculam a realização de mais de 40 reuniões de negócios com 26 empresas, das quais 22 são lideradas por mulheres. A expectativa é de que sejam gerados mais de R$ 4 milhões em negócios pelos próximos 12 meses.

Moda compartilhada

Um dos destaques do Ceará Está na Moda são os desfiles de moda, que ocorreram nos três dias de evento. No último dia de passarela, as empresas apoiadas pelo Sebrae também tiveram a oportunidade de apresentar as suas criações ao público, recebendo mais visibilidade e reconhecimento para suas marcas.

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