Evento de lançamento ocorreu no dia 24 de abril, em Itapipoca (Foto: Divulgação/Sebrae)

Sete municípios cearenses terão iniciativas e lideranças femininas fortalecidas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Ceará (Sebrae Ceará). Por meio do projeto Mulheres do Litoral, Acaraú, Itarema, Amontada, Trairi, Paraipaba, Itapipoca e Bela Cruz passarão a receber encontros de capacitação até novembro, sem deixar suas cidades. O projeto conta, em média, com 200 mulheres. 

Atuando como indutor do desenvolvimento territorial no Estado, o Sebrae tem como objetivo, por meio da iniciativa, fortalecer as lideranças femininas e iniciativas locais, levando visibilidade e desenvolvendo o senso de empreendedorismo. A ideia é formar “mini-ligas” em cada município, com grupos de 20 a 30 mulheres. 

Para isso, o Sebrae contou com o auxílio de representantes públicas e de entidades empresariais regionais para selecionar mulheres empreendedoras e ativas nas comunidades. Serão ofertadas três oficinas voltadas para desenvolvimento de comportamento de liderança e mais três com foco em planejamento estratégico. Em novembro, o Sebrae deve reunir todas as participantes para que elas apresentem planos de trabalho para cada município. 

“A ideia é que elas consigam se enxergar como líderes, tenham uma visão amplificada do município, olhem para a realidade delas, enxerguem ameaças e oportunidades e construam esse plano de trabalho, com todo esse processo acompanhado por profissionais do Sebrae”, indica a analista de negócios do Sebrae Regional Oeste, Luana Maura. As oficinas ocorrerão mensalmente para evitar sobrecarregar as rotinas já atarefadas das mulheres, proporcionando um projeto fluido e acessível ao público. 

A iniciativa está dentro do guarda-chuva do Sebrae Delas, projeto nacional de empreendedorismo feminino que desenvolve os programas Elas Globais, Efeito Furacão e a trilha Sou Empreendedora. A expectativa é de que a ação ganhe continuidade durante o ano de 2025 e que novos projetos sejam desenvolvidos e acompanhados de forma autônoma pelas lideranças locais.

“Nós vamos pilotar esses sete municípios neste ano, vamos ver quais são os resultados e, a partir daí, podemos ampliar para outras cidades”, explica Luana. 

Lançamento

O evento de lançamento ocorreu no dia 24 de abril, em Itapipoca, reunindo nomes influentes, empreendedoras e o poder público. Para viabilizar o encontro, o Escritório Regional de Itapipoca fez uma movimentação com nomes estratégicos em cada município contemplado. 

Cerca de 200 mulheres participam do projeto (Foto: Divulgação/Sebrae)

Além da apresentação do projeto, o evento contou com a palestra “Presença Feminina na Gestão Pública”, ministrada pela Prefeita de Paraipaba, Ariana Aquino, seguida pela palestra “Empreendedorismo e Liderança – O Poder Feminino nos Negócios Turísticos”, em que Tatlita Leite apresentou cases de sucesso envolvendo o Hotel Colliseum e Hotel Parque das Fontes, ambos localizados em Beberibe.

“Nós conseguimos levar para o mesmo ambiente representações femininas importantes para a nossa região. As mulheres puderam conhecer o que é o Sebrae, o projeto, como que vai funcionar e qual a importância da liderança do empreendedorismo feminino nos negócios”, aponta Luana. 


Continue aproveitando as novidades do Sebrae Ceará! Acesse o portal do Sebrae Ceará

Tagged in:

, ,