Programa de residência Sebraelab oportuniza desenvolvimento de negócios em fases iniciais. Em 2024, o programa foi expandido para o interior. Foto: Divulgação

Posicionando-se como propulsor de inovação no território cearense, nos últimos anos o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Ceará (Sebrae Ceará) tem facilitado conexões entre pessoas e empresas no Estado e promovendo conhecimento empreendedor. A ação integra as estratégias do Sebraelab, programa de residência do Sebrae dedicado à inovação com o objetivo de estimular o surgimento de modelos de negócios inovadores e a experimentação de soluções tecnológicas.

A iniciativa do Sebrae Nacional está presente em 20 estados brasileiros e contempla negócios em estágios iniciais de maturidade. No Ceará, neste ano o programa foi expandido para além da capital, abrangendo também projetos do interior, com o espaço de Juazeiro do Norte sendo integrado à iniciativa. Na chamada mais recente, foram selecionadas 10 startups para residência em Fortaleza e três startups para residência em Juazeiro do Norte. Confira aqui as startups selecionadas e a descrição de suas atuações.

Gabriela Aquino, analista da Unidade de Gestão dos Ambientes de Inovação (UGAI) do Sebrae Ceará, explica o perfil prioritário para participar do programa. “A iniciativa foca em startups, formalizadas ou não, que estejam em fase de ideação e que já possuem concepção da solução, do produto ou serviço que pretende lançar no mercado ou em fase de validação, MVP (Mínimo Produto Viável) com potencial de alcançar mercado nacional e/ou internacional e que desejem pré-acelerar a sua ideia de negócio”, informa.

O apoio do Sebrae Ceará aos negócios por meio do Sebraelab se dá através da disponibilização de espaços de trabalho, de equipamentos e da oferta de capacitações e mentorias, de modo que os selecionados tenham informações estratégicas para o desenvolvimento de seus negócios.

 

Metodologia

O programa tem como metodologia encontros coletivos, realizados no formato de oficina presencial e com participação de todas as equipes, como objetivo de repasse de conteúdos técnicos.

Além disso, o Sebraelab promove mentorias individuais, encontros que possuem até duas horas de duração no formato presencial e convida mentores especialistas. Durante a mentoria são aplicadas técnicas de design thinking que possibilitam ao empreendedor organizar sua ideia de negócio de maneira que ele consiga colocar em prática a execução do negócio.

Ao fim do ciclo, o programa promove um evento de encerramento (Demoday) que reúne as startups participantes e agentes do ecossistema de inovação. O objetivo é fomentar a conexão das startups com possíveis parceiros e investidores.

 

Números de crescimento

No Ceará, o projeto piloto do programa de residência iniciou em 2022, com a participação de 10 projetos inovadores. Em 2023, o Sebraelab foi aprimorado com a realização de mais duas edições, atendendo a 22 startups em dois editais, com duração de seis meses.

Ao todo, foram realizados 24 encontros de conteúdo e oferecidas 240 horas de mentorias individuais. Além disso, os participantes tiveram acesso a uma Missão Nacional, uma Missão Internacional, 12 Meetups abertos e 7 visitas técnicas, ampliando suas oportunidades de aprendizado e de networking.

A maioria dos negócios (33%) atuavam no campo de Healthtech. Além disso, 72% das startups possuíam mulheres no quadro de integrantes, apesar de serem os homens a maioria dos fundadores (19 do total de 22).

 

Serviço
Acesse aqui mais informações do programa Sebraelab no Ceará
Contato: sebraelab@ce.sebr