Os segmentos que mais se destacaram foram Beleza, Economia Criativa e Artesanato (Foto: Unsplash)

Para apoiar pequenos e micronegócios em todo o País, o Sebrae apresenta soluções voltadas a necessidades específicas e da realidade de cada segmento. O programa Brasil + Competitivo é uma das iniciativas que mostra isso. Ano passado, o projeto acompanhou mais de 50 mil empresas e chegou a aumentar, em média, 16% do faturamento desses empreendimentos. 

Os segmentos que mais se destacaram foram Beleza, com um crescimento médio de 38% no faturamento, Economia Criativa, com crescimento de 29% e artesanato, com 26%.

Apesar de qualquer empresa poder apresentar pontos para aprimorar em diversos aspectos da gestão, cada setor econômico têm prioridades diferentes. Assim, o objetivo do Brasil + Competitivo é aproximar, cada vez mais, o Sebrae desses negócios e entender essas necessidades, disponibilizando soluções específicas em cada cenário. 

Ao todo, o Sebrae já avaliou e colocou em prática mais de 500 iniciativas para promover a inserção competitiva e a melhoria do desempenho dos pequenos negócios nas cadeias de valor de grandes empresas. Outros exemplos são o programa Agente Local de Inovação no Ambiente Rural e o projeto de Conexões Corporativas.

Confira mais oportunidades para o seu negócio no portal do Sebrae.