Programa gratuito de aceleração de negócios possui metodologia humanizada e recebe inscrições para 60 vagas distribuídas para mulheres de Sobral e Juazeiro do Norte
O Sebrae Ceará, em parceria com a BeLabs, está oferecendo gratuitamente uma jornada de capacitação exclusiva para mulheres interessadas em abrir ou desenvolver seu próprio negócio. Denominada “Efeito Furacão”, a iniciativa beneficia desde mulheres com uma ideia inicial de negócio até empresárias com negócios já estabelecidos e que buscam orientação para recuperação ou remodelagem de suas empresas.
O Efeito Furacão é composto por uma trilha com 10 semanas de duração, totalizando 20 horas de aulas ao vivo e duas horas de mentoria. Os encontros poderão ser realizados de forma presencial, online ou na modalidade híbrida.
O nome, curioso, vem de um processo de design em formato de Furacão que adapta a metodologia do projeto, que é sueca, à realidade brasileira. A abordagem humanizada requer habilidades intuitivas para interpretar observações e desenvolver ideias emocionalmente significativas, proporcionando o desenvolvimento do negócio e da empreendedora.
O processo visa gerar e aprimorar ideias, ajudando no desenvolvimento de empresas nas seguintes fases:
- concepção do pensamento futuro
- identificação de desafios
- construção de uma solução
- implementação da solução.
Transformação completa
A trilha, ofertada no guarda-chuva do Sebrae Delas, programa de empreendedorismo feminino do Sebrae, trabalha não apenas o negócio, mas transforma também a mulher que está empreendendo, explica Cintia Paula, colaboradora da Escola de Negócios Sebrae Experience.
“As meninas sofreram transformações com relação à projeção mesmo, projetaram vendas, aumentaram o número de vendas, faturamento. A questão do planejamento mesmo, elas já melhoraram bastante, considerando o início delas na jornada e o final, o entendimento sobre redes sociais, ferramentas mais digitais, como é que elas podem usar essas ferramentas mais tecnológicas para potencializar o negócio”, exemplifica, destacando mudanças na vida pessoal.
“A gente já ouviu o depoimento com relação à autoestima que melhorou, essa questão do empoderamento mesmo, da confiança, tanto para os negócios como para a vida, que mexeu até no relacionamento pessoal, familiar”, relata a colaboradora.
A iniciativa está alinhada ao programa Sebrae Delas, uma vez que estimula uma abordagem dupla do negócio e da mulher que o empreende. “O viés do comportamento é o que muitas vezes acaba limitando a performance da mulher nos negócios. Questão de competência comportamental é o que realmente vai fazer com que ela se destaque. Se ela tem isso bem trabalhado, o negócio dela também vai ter um resultado positivo”, resume Cintia.
Prazos e turmas disponíveis
Este já é o quarto ano seguido que o Sebrae Ceará desenvolve a trilha Efeito Furacão, sempre aumentando o número de ofertas de turmas por ano. No primeiro semestre de 2024, foram cinco turmas ofertadas, variando nos formatos online, híbrido e presencial, que atenderam cerca de 150 mulheres, de acordo com o Sebrae.
Para participar, as inscrições são gratuitas, seguem até o dia 20 de julho e podem ser feitas neste link.
Um processo seletivo vai classificar as inscritas para as 30 vagas finais de cada turma restante em 2024. A seleção conta com entrevista voltada para a disponibilidade e potencial de engajamento da candidata para se conectar com outras mulheres e formar uma rede de apoio.
“Não é só uma entrevista puramente de maturidade empresarial ou de conhecimento, é muito mais uma entrevista relacionada a perfil de propensão a engajamento na turma, de querer conhecer, de querer se conectar”, explica a colaboradora da Escola de Negócios Sebrae Experience, Cintia Paula.
Confira as turmas disponíveis:
Juazeiro do Norte
Modalidade – Híbrida
Período de Inscrição – 01/07 a 20/07
Período da Trilha – 05/08 a 07/10
Horário/Dia dos encontros – Segundas-feiras, das 15h às 17h
Sobral
Modalidade – Híbrida
Período de Inscrição – 01/07 a 20/07
Período da Trilha – 06/08 a 08/10
Horário/Dia dos encontros – Terças-feiras, das 19h às 21h
O início de uma parceria
A trilha Efeito Furacão pode ser o início de um relacionamento duradouro com o Sebrae Ceará, uma vez que a instituição promove outras atividades ao longo do ano que complementam a formação oferecida, como feiras de negócios, seminários e eventos com palestras magnas.
Além disso, o Sebrae Ceará possui outras soluções no âmbito do Sebrae Delas para auxiliar mulheres que desejam empreender por oportunidade. Entendendo o Efeito Furacão como um programa de aceleração de negócios, as outras trilhas possuem um público em estágio de desenvolvimento inicial de seus negócios, como a trilha Quero Empreender: voltada para mulheres que querem abrir o seu negócio por oportunidade, e a trilha Sou Empreendedora, voltada para quem já tem um negócio instalado e deseja desenvolvê-lo.
Inscreva-se agora no Efeito Furacão!