Iniciativa gratuita pretende inspirar ações práticas para alcançar um futuro mais sustentável para a região. Evento para debater a causa ocorre dia 31 de julho

 

Os impactos ambientais resultantes do desenvolvimento econômico do Vale do Jaguaribe, região composta por 16 municípios e localizada no leste do Estado, chamou a atenção do Sebrae Ceará e de parceiros, que escolheram a região para sediar o 2º Fórum Regional de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe. 

Programada para o dia 31 de julho, a iniciativa busca abordar os desafios contemporâneos enfrentados pelos municípios na implementação de práticas sustentáveis. A ideia é criar um ambiente propício para a troca de experiências e a implementação de soluções práticas que promovam a sustentabilidade no Vale do Jaguaribe. O evento vai ocorrer às 8h, na Rua Pref. Raimundo Jose Rabelo, nº 2717, no Centro de Morada Nova.

“A região do Vale do Jaguaribe vem se desenvolvendo em vários setores da economia, como comércio, serviços e na produção primária, especialmente relacionada à produção agropecuária, aliada a isso, temos das zonas urbanas, o que leva a um aumento significativo dos impactos ambientais, resultantes desses números, incluindo o aumento de resíduos sólidos e úmidos colocados nos lixões das cidades-polo”, justifica Deiziane Lima Cavalcante, analista do Escritório Regional Jaguaribe do Sebrae Ceará.

Ela menciona os desafios relacionados às mudanças climáticas, gestão de resíduos sólidos e planejamento urbano que a região enfrenta. “Com o crescente impacto das atividades humanas no meio ambiente, torna-se imperativo discutir e implementar práticas que garantam a viabilidade de longo prazo dos recursos naturais e da qualidade de vida das populações”, defende.

Nesta linha, o Fórum tem como objetivos promover a conscientização e educação ambiental, destacar a importância da sustentabilidade nas políticas públicas e empresariais e facilitar o intercâmbio de conhecimentos entre diversos stakeholders. Além disso, busca definir estratégias de implementação de práticas sustentáveis e fortalecer redes de colaboração entre os municípios do Ceará e outras regiões.

O evento é gratuito e aberto a especialistas em sustentabilidade, gestores públicos, acadêmicos e profissionais da área ambiental. A programação inclui debates sobre mudanças climáticas, gestão de resíduos sólidos e desenvolvimento de cidades inteligentes e humanas. 

 

Desenvolvimento regional

O Sebrae Ceará atua em diversos eixos relacionados à inovação, competitividade dos negócios e desenvolvimento sustentável, incentivando micro e pequenas empresas a incorporar atividades relacionadas ao bem-estar, qualidade dos produtos e cuidado com o meio ambiente. O Fórum é mais uma ação que está alinhada aos objetivos da entidade, que de articula em rede para que o evento seja desenvolvido em parceria com instituições públicas e privadas, incluindo instituições de ensino, associações, prefeituras, empresários locais e outros atores da região.

A meta para este ano é ampliar a participação do público, que na primeira edição do Fórum, realizada em 2023, alcançou aproximadamente 200 líderes e especialistas, de acordo com o Sebrae. Agora, a organização espera a participação de 300 pessoas, incluindo empresários de diversos setores, segundo Deiziane Lima Cavalcante, analista do Escritório Regional Jaguaribe do Sebrae Ceará.

“Os debates a serem realizados serão focados em temas inspiradores e bastante atuais, como é o caso do tema Cidades Inteligentes, humanas e sustentáveis. Outra proposta é aproximar o Ministério Público da população, apontando quais medidas legais e ações estão favoráveis à implementação de políticas de sustentabilidade na região. Por fim, será trazido para o debate o encerramento dos lixões e a importância da gestão de resíduos sólidos por parte de catadores e catadoras da região”, afirma Deiziane.

O evento é realizado pelo Sebrae Ceará, por meio do Escritório Regional Vale do Jaguaribe, e pelo Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos – Vale do Jaguaribe (CGIRS-VJ). Participam também o IFCE Campus Morada Nova, prefeituras municipais, Ministério Público do Estado do Ceará e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema).

 

Confira a programação completa:

MANHÃ
8h – 9h: credenciamento.
9h – 9h30: abertura institucional.
9h30 – 10h: contextualização – territórios empreendedores.
10h – 11h: mudanças climáticas e ações de enfrentamento.
11h – 12h: cidades inteligentes, humanas e sustentáveis.

TARDE
13h – 14h: política de sustentabilidade e a importância do Ministério Público.
14h – 15h: consórcios públicos de gestão integrada de resíduos sólidos: avanços e desafios para os municípios do estado do Ceará.
15h – 16h: encerramento de lixões e a gestão de resíduos com a inclusão de catadores/as.
16h – 17h: a política de meio ambiente e a experiência do município de Morada Nova.

 

2º Fórum Regional de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe
Quando: 31 de julho, às 8h
Onde: Rua Pref. Raimundo Jose Rabelo, 2717, Centro, Morada Nova.
Inscrições: https://ce.loja.sebrae.com.br/
Gratuito