Iniciativa do Sebrae Ceará busca prestar auxílio e orientações para pequenos e microempreendedores 

Neste sábado, 7, o Sebrae Ceará inaugura, em Barbalha (CE), a primeira Sala do Empreendedor Rural. A iniciativa é mais um grande passo promovido pela entidade para o fortalecimento e suporte das atividades realizadas por esses trabalhadores, agentes fundamentais na economia cearense.  

A estreia representa um braço das já consolidadas Salas do Empreendedor. Na estratégia, o público tem acesso a agentes treinados do Sebrae que disponibilizam informações e orientações, de forma simples e facilitada, sobre gestão de micro e pequenas empresas e Microempreendedores Individuais (MEIs). O intuito da Sala é dar apoio aos empreendedores em municípios que não tenham escritórios físicos do Sebrae.

“Em uma sala do empreendedor, a gente procura oferecer orientações sobre emissão de notas fiscais, formalização de empreendimentos, documentação para o funcionamento do negócio, capacitações sobre como gerenciar melhor sua empresa e consultorias especializadas, além de serviços como regularização de CPF e débitos com o Governo Federal”, explica o analista da Unidade de Gestão do Cliente do Sebrae Ceará, Allan Girão.

A 1ª Sala do Empreendedor Rural do Estado é uma parceria entre o Sebrae e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Ceará (Faec/Senar). Localizada em Barbalha, na sede da Faec, o projeto deve funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“Esse elo é fundamental para o produtor comercializar o produto com segurança. Então, procuramos parceiros em todo o Estado para identificar quem tinha expertise para trabalhar com atendimento especializado em agronegócio. A Faec estava com o objetivo de interiorizar suas ações e escolheram Barbalha porque o município está no centro da região do Cariri, no polo econômico do Crajubar, que é Crato, Juazeiro e Barbalha, próximo a diversos municípios com vocação rural”, relata Allan. 

Os serviços da Sala do Empreendedor Rural serão semelhantes aos já prestados nas Salas do Empreendedor, sendo mais voltados para produtores rurais. Dentre a gama de atividades oferecidas estarão:

>> Orientações sobre MEI rural, formalização e inscrição estadual e municipal;

>> Documentos necessários para se cadastrar como produtor;

>> Desmistificação de alíquotas e contribuições diferenciadas;

>> Orientações sobre aposentadoria para produtor rural e MEI;

>> Emissão de Nota Fiscal (NF) para produtores;

>> Planejamento e gestão do negócio rural;

>> Informações sobre as chamadas públicas da agricultura;

>> Informações sobre como vender para órgãos públicos;

>> Oferta de treinamentos, capacitações, cursos, palestras, missões técnicas e caravanas.

 

Confira a Sala do Empreendedor mais próxima de você e alavanque já seu negócio!