Entre as propostas para as Avenidas Monsenhor Tabosa e Dom Manuel, no Centro, está a criação de corredores tecnológicos. Novo Comitê da Rede deve otimizar recursos, alinhar estratégias e maximizar impactos em todo o Ceará

 

A sede do Sebrae/CE sediou, em janeiro, mais uma reunião da Rede dos Ecossistemas de Inovação do Ceará. O objetivo foi contribuir com os planos anunciados pela Prefeitura de Fortaleza (PMF) para a requalificação das avenidas Monsenhor Tabosa e Dom Manuel. O encontro também teve a intenção de elaborar um Plano de Ação conjunto entre a Rede e a PMF. 

Participaram do encontro 34 representantes de universidades e de instituições públicas e privadas. A sugestão da reunião veio em nota assinada pelo reitor Wally Menezes, do IFCE, e o diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, que desejam estabelecer um debate sobre a colaboração da Rede de Ecossistemas de Inovação e a nova gestão municipal.

Para requalificar as vias, a Prefeitura quer investir em tecnologia, espaços de inovação, ocupação com startups, cafés, bares e entretenimento. Uma das ideias é viabilizar uma rua com funcionamento 24 horas, uma demanda antiga para a revitalização do Centro de Fortaleza.

Entre as propostas para as duas avenidas está a criação de corredores tecnológicos. O encontro também definiu a criação de subcomitês para agilizar a tomada e a integração das entidades do colegiado.

 

Comitê 

O Comitê das Redes dos Ecossistemas de Inovação do Ceará, lançado oficialmente em dezembro de 2024, tem como objetivo otimizar recursos, alinhar estratégias e maximizar os impactos das ações realizadas em todo o Ceará, criando um ambiente mais colaborativo e efetivo para a promoção da inovação. A nova estrutura vai assegurar a representatividade de todas as universidades e instituições cearenses que passam a compor o Colegiado.

A solenidade de implantação do Comitê contou com as presenças da Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), Sandra Monteiro, do Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), José Wally Mendonça Menezes, do diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, e do articulador da Unidade de Gestão de Ambientes de Inovação do Sebrae, Herbart Melo.

As redes dos ecossistemas têm sido fundamentais para criar soluções inovadoras, estimular o empreendedorismo e fortalecer as capacidades locais, transformando desafios em oportunidades.

 

Com Agência Sebrae de Notícias