Sebrae orienta donos de pequenos negócios a como aproveitar o período para faturar mais
O Carnaval é um período que costuma aquecer diversos setores da economia e pode ser uma oportunidade para os pequenos negócios. Mas, para isso, o empresário precisa estar preparado. Confira, a seguir, as dicas valiosas que o Sebrae reuniu para atrair os foliões:
- Aposte na criatividade
Atualize a identidade visual da sua marca nas redes sociais utilizando elementos típicos do Carnaval. Aproveite para investir em marketing digital, ampliando a visibilidade da sua empresa e aumentando as vendas online.
- Capriche na decoração do espaço físico
A experiência do cliente na loja física também é importante. Decore o ambiente com temas carnavalescos e proporcione uma experiência agradável com detalhes como som ambiente e brindes. Um atendimento acolhedor faz toda a diferença na escolha do consumidor.
- Gerencie bem o estoque
Para evitar perder vendas, é essencial manter o estoque atualizado. Acompanhe as tendências e busque novidades com seus fornecedores. Se possível, faça uma reposição completa, garantindo variedade de cores, tamanhos e modelos. Considere trabalhar com diferentes fornecedores para obter melhores condições de preço, qualidade e prazos de entrega.
- Crie combos atrativos
Aproveite o Carnaval para oferecer descontos e criar combinações de produtos, incluindo aqueles com menor demanda ou que podem ter as vendas reduzidas após a temporada, como itens específicos de verão. Isso ajuda a liberar espaço no estoque e aumentar o ticket médio das vendas.
- Forme parcerias estratégicas
Fechar parcerias com estabelecimentos que atendem ao mesmo público-alvo, como pousadas, bares e restaurantes, pode ser uma excelente estratégia. Oferecer combos em conjunto ajuda a ampliar o alcance da sua marca e atrair mais clientes.
Oportunidades para o turismo
O setor do turismo é uma das áreas que mais pode se beneficiar com às vendas no Carnaval. Nesse sentido, a coordenadora de Serviços e Economias do Futuro do Sebrae, Ana Clévia, sá algumas sugestões:
“É necessário que o empresário esteja informado sobre a programação e a logística daquele destino durante o Carnaval e oferte isto como um serviço agregado. Na área da alimentação, também é necessário fazer ajustes, como estender o horário do café da manhã e servir alimentos que repõem as energias, por exemplo, para que os clientes possam se surpreender. O mais importante é que o turista perceba que você pensou em algo diferente para ele”, indica.
Com Agência Sebrae