Ecoturismo, aula de esportes e até hospedagem para pets são algumas das maneiras de aumentar o faturamento. Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, mais de 95% do setor turístico é formado por pequenos negócios

Com o atual cenário de prosperidade no turismo brasileiro, empreendedores podem encontrar boas oportunidades de negócio. De acordo com o Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mais de 9,6 milhões de pessoas se deslocaram em voos domésticos e internacionais no País somente no último mês de fevereiro. O número representa um aumento de 8,5% nos deslocamentos nos aeroportos brasileiros em comparação ao mesmo período de 2024.

Em voos domésticos, o segundo mês de 2025 registrou o melhor desempenho dos últimos cinco anos, com 7,2 milhões de passageiros, subindo 7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Além disso, o setor já havia apresentado crescimento de 10% em 2024. 

O cenário se mostra favorável, principalmente, para pequenos negócios, já que, segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, mais de 95% do setor turístico é formado por esses empreendimentos. 

Confira, a seguir, as principais dicas para o seu negócio alçar voos mais altos:

  • Guia de turismo: microempreendedores individuais (MEI) podem iniciar as operações oferecendo passeios na própria cidade e em municípios vizinhos;
  • Ecoturismo: organizar grupos para trilhas, pedaladas e aventuras também são oportunidades para ganhar dinheiro em qualquer período do ano;
  • Esportes: empreendedores do litoral têm, nas aulas de surf, stand up paddle, bodyboard, kitesurf e velejo,  um bom momento para investir. Analise também a possibilidade de oferecer outras escolinhas esportivas, tais como vôlei de praia, futebol e slackline. Amplie as opções e aumente seus lucros;
  • Recreação infantil: aposte em atividades de recreação infantil para entreter a meninada nos feriados que se aproximam. O empreendedor pode investir em colônia de férias ou até oferecer serviços diários de recreação infantil, em parceria com alguns condomínios;
  • Hospedagem para animais de estimação: como muitas pessoas viajam e nem sempre podem levar seus bichinhos, serviços de hospedagem para animais de estimação são bastante procurados. Como diferencial para o negócio, além de oferecer hotelzinho, o empreendedor pode trabalhar com a parte de recreação animal para os donos se sentirem confortáveis em deixarem seus pets por mais tempo no estabelecimento;
  • Gastronomia: negócios voltados para a alimentação sempre estão em alta. Aproveite para oferecer sucos, sanduíches e até refeições congeladas para quem não quer perder tempo cozinhando;
  • Moda: seja para as férias ou para um feriado, a venda de vestuários e acessórios tem o seu espaço especial na vida do turista. Aproveite para oferecer óculos de sol, chapéus e bijuterias.

Vitrine Visit Brasil

Mais de 2,3 milhões de passageiros embarcaram ou desembarcaram em voos internacionais em fevereiro último, uma alta de 13,5% em relação ao mesmo mês de 2024. Para atrair o público do mercado externo, o Sebrae tem atuado em parceria com a Embratur no projeto Vitrine Visit Brasil. A ação tem como objetivo promover 100 experiências turísticas em 30 destinos estratégicos e icônicos do Brasil, convidando turistas estrangeiros para colecionarem momentos únicos pelos quatro cantos do País.

Enquanto a Embratur atua para mostrar o potencial dos destinos brasileiros, o Sebrae prepara as micro e pequenas empresas (MPE) para proporcionar a melhor imersão aos turistas estrangeiros. O projeto possibilita o acesso dos pequenos negócios ao mercado internacional por meio da participação em feiras no exterior e com a promoção de famtours e press trips.

 

Com Agência Sebrae