Seleção busca profissionais com formação superior para apoiar o desenvolvimento de roteiros turísticos e fortalecer a governança local no estado do Ceará

Estão abertas até o dia 16 de maio de 2025 as inscrições para o edital de seleção de Agentes de Roteirização Turística, no âmbito da Rede de Agentes Sebrae. A iniciativa visa credenciar profissionais para atuar no fortalecimento do turismo em diversas regiões do Ceará, com foco no apoio às pequenas empresas e instituições locais.

O processo seletivo oferta 25 vagas, sendo três de início imediato para as regiões do Cariri, Norte e Centro-Sul, além de 22 vagas para cadastro de reserva em outros territórios do Estado. 

Confira a disposição das vagas:

Quantidade de vagas de agentes credenciados,
por território

A atuação dos selecionados será voltada ao suporte às Instâncias de Governança Regionais, incluindo diagnóstico de destinos turísticos inteligentes, estruturação de roteiros e produtos turísticos e colaboração na formulação de planos municipais de turismo, quando aplicável.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site da Fapetec, e o edital completo pode ser acessado neste link.

Credenciamento e processo seletivo

O credenciamento é exclusivo para pessoas jurídicas (CNPJ) e exige nível superior completo nas áreas de Turismo, Administração, Marketing, Ciências Econômicas, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Ciências Sociais ou Empreendedorismo, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação.

O processo de credenciamento para Agentes de Roteirização Turística será composto por três etapas. Confira: 

  • Inscrição (eliminatória): exige o preenchimento completo dos dados da pessoa jurídica e da equipe técnica indicada, além do envio da documentação exigida por meio do sistema eletrônico SGTec, disponível no portal da Fapetec. Não serão aceitas inscrições de empresas sem equipe técnica nem de profissionais sem vínculo com CNPJ.
  • Habilitação (eliminatória): envolve a análise da documentação jurídica e da qualificação técnica da empresa e dos profissionais indicados. 
  • Entrevista por competências: realizada de forma on-line por uma banca formada por representantes da Fapetec e do Sebrae/CE. Esta fase tem caráter eliminatório e classificatório.

Uma estratégia que mira no desenvolvimento

A articulação territorial realizada pelos agentes especialistas em turismo pode, além de gerar impactos positivos no fortalecimento das empresas, promover a articulação entre os empreendedores, fortalecendo a governança local. Quem informa é Felipe Cidrão, analista da Unidade Competitividade dos Negócios do Sebrae Ceará. 

“Essa é uma estratégia que vem apresentando bons resultados para a nossa atuação territorial considerando o potencial turístico de cada região. Acho importante destacar que dentro da estratégia de atuação do Sebrae no setor de turismo, a gente prioriza quatro eixos. A parte do potencial, produto turístico, promoção e governança. Eles (os agentes) contribuem fortemente, principalmente com a parte de estruturação e aperfeiçoamento de produtos turísticos e também com a parte da governança”, explica.

Hoje, o Ceará possui oito rotas turísticas estruturadas — as duas últimas, Rota das Tradições, na região Centro-Sul do Estado, e a Rota Sertão Monumental, na região do Sertão Central, foram lançadas no segundo semestre de 2024. 

“A atuação dos agentes contribui fortemente também para organizar atrações turísticas nesses territórios e nessas rotas. E isso tudo acaba contribuindo para que, de forma estratégica, o turismo seja menos sazonal, e passe a ter uma demanda mais contínua, mais sustentável e contribuindo, portanto, com a existência, a sustentabilidade das empresas que estão inseridas nesses territórios”, encerra.