Certificação reconhece tradição secular, protege o artesanato e abre novas oportunidades de renda para mulheres que mantêm viva a arte da renda de bilro. Conquista da certificação tem atuação direta do Sebrae Ceará
No litoral cearense, o som ritmado dos bilros marcando padrões delicados sobre almofadas de algodão está para algo além de música: tradição, memória e sustento. Essa arte secular, conhecida como renda de bilro de Aquiraz, acaba de receber o registro de Indicação Geográfica (IG), na espécie Indicação de Procedência (IP), um reconhecimento que promete transformar a vida das artesãs que mantêm viva a prática.
A certificação, concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), funciona como um selo de autenticidade. “Para a gente é um motivo de muito orgulho, porque estamos recebendo um reconhecimento de uma tradição”, afirma Pedro Silva, articulador do Sebrae na Região Metropolitana.
“hoje a gente tem um reconhecimento de que aquele ambiente ali (Aquiraz) desenvolve um produto diferenciado, tem toda uma história por trás daquele produto, um produto de qualidade, que é vendido e fabricado por artesãs, por mulheres lá de Aquiraz”, reforça.
Uma honra cultural que abre portas para oportunidades de mercado e geração de renda. Historicamente, as rendeiras enfrentavam dificuldades para vender seus produtos de forma competitiva, muitas vezes trabalhando com pouca visibilidade e retorno financeiro limitado.
“A indicação geográfica é uma grande estratégia de mercado. Quando a gente reconhece que aquele produto é único, o mercado acaba valorizando mais esse produto. Então é uma grande estratégia de comercialização, também. A gente espera que essa indicação tenha impacto econômico, financeiro também para as artesãs”, afirma.
Um trabalho tecido há anos
O processo que levou à certificação durou quatro anos. Desde 2021, o Sebrae mobilizou associações locais, a Prefeitura, a Secretaria de Turismo e as próprias rendeiras. Foram realizadas capacitações, consultorias de gestão, melhoria de produtos e orientação sobre estratégias de comercialização.
“Para o processo de reconhecimento, a gente precisava ter uma entidade organizada que pudesse resguardar essa certificação e esse reconhecimento. Então, fizemos capacitação, demos entrada no registro e desenvolvemos também a marca da Renda de Bilro de Aquiraz”, detalha Pedro.

Marca da renda de bilro de Aquiraz
A renda de bilro, artesanato que é também uma expressão cultural, é uma herança lusitana passada de geração em geração, e uma fonte concreta de renda para mulheres que equilibram tradição e empreendedorismo. Com a Indicação Geográfica, o produto ganha destaque no mercado nacional e internacional, valorizando a cidade de Aquiraz e fortalecendo a economia local.



