Plínio Bortolotti

Bispo Macedo quer tomar o poder e diz que foi Deus quem mandou

1140 22

Acabei de ler o livro Plano de poder – Deus, os cristãos e a política, escrito pelo mais bem sucedido pastor neopentecostal do Brasil, o bispo Edir Macedo, chefe da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd). Olha, eu vou te contar: dá medo. O homem está obcecado pelo poder, e tem um plano para tomá-lo. Ele parece considerar-se um novo Moisés e está convencido de estar agindo sob as ordens diretas de Deus.

Logo de início, na página 8, Macedo escreve: “Vamos nos aprofundar, através desta leitura, no conhecimento de um grande projeto de nação elaborado e pretendido pelo próprio Deus e descobrir qual é a nossa responsabilidade neste processo. […] Desde o início de tudo Ele nos esclarece de sua intenção de estadista e de formação de uma grande nação”.

Obviamente, o bispo fala do Brasil e se põe como intérprete e representante direto de Deus.

Macedo apela diretamente aos cerca 40 milhões de cristãos brasileiros [isto, é, os evangélicos, pois somente estes ele considera cristãos] para verem a bíblia não apenas como um livro religioso, mas também como uma espécie de “manual” de ação política, escrito pelo maior dos estadistas: Deus.

“[A Bíblia] não se restringe apenas à orientação da fé religiosa, mas também é um livro que sugere resistência, tomada e estabelecimento do poder político ou de governo […] Quando todos ou a maioria dos que a seguem estiverem convictos de que ela é a Palavra de Deus, então ocorrerá a realização do grande sonho Divino”.

O homem sabe até com o que Deus sonha.

Para ele, a “mobilização geral” dos evangélicos, com sua “potencialidade numérica” pode “decidir qualquer pleito eletivo, tanto no Legislativo quanto no Executivo, em qualquer escalão, municipal, estadual ou federal”. E seguem orientações práticas de como os “cristãos” devem proceder para eleger os seus, isto é, os representantes de Deus.

A comparação dos hebreus, sob o governo do faraó do Egito, com os “cristãos” brasileiros, à espera de um “libertador”, um novo Moisés, perpassa todo o livro. “Até porque temos percebido, por parte da sociedade, que ser evangélico no Brasil ainda é como ser estrangeiro no Egito nos dias do Faraó”.

Um dos capítulos é dedicado ao “agente apropriado” para assumir o poder e que isso – novamente a comparação com Moisés seria o “início do grande intuito divino”. Tudo indica que Macedo vê ele mesmo  como o “agente apropriado” para ser o “Moisés” brasileiro.

É de se lembrar que o bispo Macedo é dono da Rede Record. Segundo o portal Donos da Mídia, a Record é o quarto grupo de comunicação do país, com 142 veículos ligados à rede, sendo vice-líder em audiência em todo o Brasil.

[O livro Plano de Poder – Deus, os cristãos e a política foi escrito por Edir Macedo e Carlos Oliveira, diretor do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte, tem 126 páginas e foi editado pela editora Thomas Nelson

Recomendado para você

22 Comentários

  • Sandra Ádila Vieira da Silva disse:

    Prezado Plínio,
    Vou me abster ao comentário sobre os devaneios dessa pessoa e me deter somente a sua precisa e concisa postagem, nem por isso menos brilhante. Vc soube condensar a idéia do texto megalomaníaco e pretensioso de forma bastante límpida, sem adotar posicionamentos ou emitir opiniões, como faço agora. Parabéns.

  • Costa disse:

    Monopólio por monopólio, prefiro o da Globo, pela qualidade e pelas origens na mídia. Tenho medo desses “líderes” que se acham o próprio Messias. Principalmente quando sabemos o que está por trás: $, muito $. Sobre o assunto existe um excelente livro do Stephen King, A zona morta…

  • RICARDO disse:

    E TRISTE SABER COMO UM JORNALISTA COLOCA UMA MATERIA TAO TENDENCIOSA E PRECONCEITUOSA SEJA PROFISSIONAL OS SENHORES FALAM MAL DO BISPO MACEDO E NAO SABEM QUE O UNICO QUE PODE JULGA-LO E SOMENTE DEUS. lembre-se nao condeneis e nao sereis condenados quem julga o BISPO ja esta sendo julgado tambem. NAO E O CRITICO QUE CONTA; O CREDITO PERTENCE AO HOMEM QUE ESTA REALMENTE NA ARENA CUJO O ROSTO ESTA SUJO DE PUERA, SUOR E SANGUE. THEODORE ROOSERVELT EX PRESIDENTE DOS E.E.U.U. HA! OS FRACASSADOS NA VIDA SAO INVEJOSOS.

  • francis de jesus disse:

    olá bispo me disculpe por está lhe emportunando, meu nome é Francis de Jesus sou membra da igreja a mais de 13 anos, eu gostaria de te pedir uma oportunidade de fazer um testes na red record, eu faço teatro a mais de 7 anos, e já tenho oDRT(registro profissional de atores e atrizes) só preciso de uma chance de motrar o meu talento..meu telefone é 3102-2138 ou 9791-2728..obrigada, na fé Francis..

  • Josué Silva disse:

    Prezado Plínio não sou membro da Igreja Universal mas me intristeço muito quando vejo colocado de forma distorcida (por jornalistas sem visão) um livro tão bem escrito. O bispo como você, vê as mazelas do Brasil e apenas quer dar um norte a Cristãos Evangelicos perdidos na hora de votar.E como você mesmo diz o homem tem a record e muitos outros meios de comunicação nas mãos. O Bispo tem compentencia e se ele fizer do Brasil o que fez com a record que era um lixo na mão do Silvio Santos aqui será o paraiso. Eu voto nele toda hora o cara tem competencia de sobra para administrar, visto as empresas que ele administra. Se um homem não vale pelas suas obras quando é que o homem vai ter valor? Se um torneiro mecanico deu um pequeno rumo ao Brasil por não um lider religioso para Presidente. E essa de que o cara é fanático e que sabe até os sonhos de Deus é preconceito.
    Valeu.

  • Josué Silva disse:

    O Francis pelo amor de Deus. Você acha que o Bispo vai ter tempo de ler esse blog. Cai na real seja mais inteligente. 13 anos na igreja e não aprendeu nada. É cada absurdo que temos que ler. Querida vai pra porta da emissora até conseguir falar com alguem que manda naquela casa. Seu talento deve ser bom, seu QI que deve ser baixo.Há tire seus fones daqui antes que comece a receber trotes que é a única coisa mais provavel que você pode conseguir neste blog.
    Criticas devem ser costrutivas espero que tenha entendido assim.
    Forte Abraço.Um leitor do blog.

  • PG disse:

    Gostei da ideia do Josué!
    Realmente, o Brasil pode ficar igual à Record.
    Então, vamos eleger o Bispo Macedo presidente.
    E aí acabamos com todos os impostos.
    O país vai se sustentar só com o dízimo dos crentes da Universal!

  • jair de almeida disse:

    caros leitores se o Bispo for o unico dono da record ele esta completamente ao contrario dos pranos de Deus! pois um homem que é de Deus jamais colocaria senas diabolicas como tem nessa emissora de tv.
    e sim o diabo apresentando seus demonios em formas delicadas ao contrario do que eles são.
    bispo se converte em quanto é tempo em!

  • Bom dia, todos falam sobre isso e aquilo a respeito dos lideres religiosos e os temem como se eles fossem deuses. Acontece se todos paracem e lessem um pouco maia a BÍBLIA, iam ver que eles não passam de verdadeiros mentirosos e que são os verdadeiros anticristo, falsos profetas, judas,e empresários da fé, se Deus gostasse de dinheiro não mandaria ninguém pear em seu nome ele mesmo estaria na terra em carne e osso para abrir uma conta no banco e gurardar toda essa fortuna que é tirada dos pobres por essa cambada de vagabumdos que rouba o povo com a ajudo do Governo que nada faz achando que será castivago e iraá para o inferno. Para o inferno irá sim quem der dinheiro e acreditar nesses BARRABAZ DA VIDA EM PLENO SÉCULO 21, isso sim é uma verdadeira VERGONHA, como diz BORIS CASOY.

  • gisele disse:

    querido como voce escreve algo sem conhecer voce nem sabe do que esta falando se soubesse não falaria procure fazer uma leitura melhor voce e leigo no assunto

  • Petronio disse:

    Deus? Qual o deus? Como não sou cristão eu sei que o deus dele é aquele deus criado pelos rom anos chamado Jesus. Esse safado ainda tem a cara de pau de dizer que católico não é cristão. Ora, ele tá podre de rico por causa da igreja católica, pois foi ela que inventou essa mentira chamada cristianismo.Eu tenho é pena do Brasil.

  • Patrícia disse:

    Infelismente essa postagem possui uma “opinião” de quem a escreveu. Por isso não a posso elogiar, porém quanto ao foi postado, o que tenho a comentar é o melhor a se fazer é deixar Deus julgar se ele está cometendo algum pecado ou não, pois nenhum julgamento é melhor e mais justo que o do Pai. Não li o livro, mas como não sou idiota percebo claramente que a pessoa que escreveu, puxou a “história” para o lado que ela via. Se as pessoas que leram isso e não sabem; aqui vai. Uma pessoa pode somente comunicar um fato, e aí ela tem que ser totalmente imparcial; ela pode comunicar um fato, porém induzindo “encubadamente” como o leitor irá ver tal fato e aí induzí-lo, ou pode expressar sua opinião de forma explícita. O que aconteceu aqui foi uma forma de indução com uma certa sutileza.

  • Marta Taylor disse:

    “Bispo Macedo quer tomar o poder e diz que foi Deus quem mandou “- Fonte:O POVO online-Blog Plínio Bortolotti-14-05-2009.
    Essa criança, tomando leite NAN 1, ainda, não olha por cima do ombro dela, para ver qual é a Imprensa Oficial do Brasil( A Mídia de fino trato)que canonizou o poder político em 1989, derrubando Brizola, Lula,Ulisses Guimarães e outros.Foi ela também quem crismou FHC em 1994(veja-se Ricúpero e o inesquecível caso das parabolicas). Foi ela também quem deu a hóstia a FHC em 1998, com reeleição no Poder e tudo.O BISPO MACEDO nunca priorizou a opinião pública para nenhum candidato, ele também nunca foi candidato, em política, a nada.A Nação de que fala o BISPO MACEDO é no sentido espiritual.Os judeus esperam por um messias político, mas veio um espiritual e eles rejeitaram porque não era da família dos presidenciáveis.Filho de uma mulher virgem, casada com um carpinteiro. Não era filho de Herodes.O Lula foi satanizado pela “Mídia Fina” só porque não tinha um diploma adquirido nos EUA,na Inglasterra ou na França e não sabe falar inglês como os ELEITOS da mídia da Elite, e, ainda é de origem nordestina.Se o PODER for tomado, novamente, em 2010 ,será por um afilhado da Grande Mídia ( a mídia da cúpula),talvez um “tupiquiniquim”, como diz a Dilma.Deus,através de Jesus mandou mesmo:”Ide por todo o mundo (inclui o Brasil)e pregai o EVANGELHO a toda criatura”,preparando a terra para o desejado “arrebatamento da Igreja de Cristo” – se você for igreja de cisto, está incluído, mas isso só quem sabe é você e Deus.Quem vai assumir o Poder no “REINO MILENIAL” será o Senhor Jesus e não fará diferença nenhuma você CRER ou não CRER, QUERER ou não QUERER.No Milênio todas as Nações serão governadas pelo Senhor Jesus.A Grande Mídia tem capilaridade em todos os Estados, através de suas filiadas,Grandes Jornais Impressos e portais eletrônicos que são quase todos ligados a ela, de forma direta ou indireta.Eu mesmo estou procurando um provedor de e-mail que não tenha nenhum vínculo com ela e não encontrei ainda.Ela quer ser A CONCIÊNCIA deste País. Ela não gostou nada de ver o LUla e a Dilma visitando as novas instalações da RECORD; também não gostou nada de ouvir o Lula dizer: “não seria bom para o Brasil ter só uma rede de televisão”.Ela é vingativa.Lula e a Dilma se preparem que em 2010 ela vai cobrir um escolhido dela, com o Manto de Nossa Senhora, para tentar derrubar a Dilma.Mas não adianta:ela vai continuar vendo a pregação do EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO crescer,o Bispo MACEDO vai continuar sendo o Bispo MACEDO e os evangélicos,que foram todos atacados por Ela, vão continuar contribuindo para a Igreja de Cristo. O Evangelho, no Brasil, vaio para ficar e só vai sair daqui, depois que o ESPÍRITO SANTO for retirado da Terra.DIBHEIRO!?.Eu lhe pergunto: o DINHEIRO que a “Imprensa de Fino Trato” ganha, com patrocínio das novelas e propagandas públicas,repito O DINHEIRO dela já cai ” cintado” lá do céu, ou sai, também das mãos de todos nós contribuintes?.Quem paga tudo isso?.Conta nos EUA!?. Tremam!!! todos os brasileiros que têm dinheiro em contas bancárias nos EUA e em outros países.É só acabar a eleição de 2010, com candidato eleito pela cúpula que o Bispo Macedo vai passar mais quatro anos livre dos ataques da “Mídia Fina “.

  • Marta Taylor disse:

    “Bispo Macedo quer tomar o poder e diz que foi Deus quem mandou”-fonte:O POVOonline-blog-Plínio Bortolotti- 14-05-2009.
    Se o comentário que eu inseri, há poucos minutos, sobre a matéria acima,que não foi aceita, tiver ferido a vocês, eu peço-lhes perdão, em nome do Senhor Jesus.” Só não posso é abrir mão de Adorar somente ao Senhor Jesus.Para mim é Ele e Ele só.Não tem outro e nem outra.” Deus os tenha em um bom lugar “.

  • Francisco de Assis disse:

    Há poucos meses,houve uma reunião de GRANDES JORNALISTAS, no Brasil, na Grande Mídia, e lá um dos participantes usou a tribuna e disparou:” Essa mistura de imprensa,política e religião é muito perigosa!!!”.Eu, que não sou burro,captei a mensagem:ele estava se referindo ao jornalismo da RECORD e à Igreja Universal.Aquele GUARDIÃO da opinião pública se esqueceu de olhar por cima do ombro e reconhecer que aquela mistura,de que ele falou,estava ali mesmo onde ele discursava:a influência da Alta Imprensa,da Religião,do Poder Político e do Poder Econômico-Financeiro. Esses ingredientes sempre estiveram juntos, no passado,estão juntos no presente e continuarão misturados no futuro.Eles são inseparáveis.Onde estiver um, aí estarão os outros.A IMPRENSA precisa do Poder Político e do Econômico-Financeiro, pois são eles que pagam as propagandas públicas e comerciais( patrocinando as novelas e jornais); OS POLÍTICOS precisam da Imprensa para divulgar suas campanhas eleitorais,moldando a opinião pública e precisam também do Poder Econômico-Financeiro para financiar suas campanhas; A RELIGIÃO precisa do Poder Econômico-Financeiro dos seus seguidores, pois são eles que contribuem para ela.Religião, sem contribuição ela para e morre; A RELIGIÃO também precisa do apoio político para aprovar os acordos de interesse dela,como foi o caso do ACORDO COM O VATICANO,aprovado,sancionado e em vigor e O PODER ECONÔMICO-FINANCEIRO precisa ter representantes Políticos que aprovem Leis de interesse dele.Seria muitíssimo bom que estivessem separados, cada qual no seu lugar mas isso é coisa impossível de acontecer.Só existem dois poderes que ” nunca, jamais em tempo algum ” estarão juntos: O PODER DE JESUS e o Poder do Diabo.

  • René Kennani disse:

    ESSA questão:”TOMAR O PODER”: o poder no Brasil já foi tomado muitas vezes,de forma diferente.Uma mulher se dirigiu ao Dr. Roberto Freire que foi candidato a presidente em 1989 e disse:”Roberto, eu queria votar em você,mas você é comunista e me disseram que se os comunistas TOMAREM o poder, eles vão tomar tudo que a gente tem e dar para os outros”.Roberto Freire olhou para ela, notou que ela estava mal trajada e mal calçada e perguntou-lhe:” E o que você ainda tem para a gente tomar? “.Eu pergunto: e o que ela tinha quem foi que tomou?.Ou seja,aquela mulher, também não tinha a visão sobre quem são aqueles que, há séculos, mesmo antes de existir o Bispo Macedo,repito,ela não sabia quem verdadeiramente vive TOMANDO o que o Brasil tem de melhor e dando para capitalistas lá de fora: deram a CEMIG,deram as Centrais Elétricas,deram os Bancos Estaduais,deram as Telefônicas, deram a Vale e querem que o Lula deixe a Petrobrás para eles darem.Querem dar o Banco do Brasil que é do povo, que nasceu junto com o Brasil,querem dar o BNB a CAIXA ECONÔMICA e O BASA,tudo para a gente boa lá de fora.Eles têm o mesmo pensamento daquele ditador da Coréia do Norte que disse:” só me interessa a sobrevivência de 30 por cento da população”.Assim são eles: só a classe alta merece viver bem neste País; o restante?: é Pingo de Gente, são “Farrapos Humanos”, são cria do Diabo.Quem não se lembra mais de um Salário Mínimo de R$ 74,00(Setenta e quatro reais)?.Aquele salário, sim, tomava daquela mulher e do povão o direito de comprar o MÍNIMO que um brasileiro precisava para viver com a mulher e os filhos.Esse TOMA-TOMA tudo de todos vêm muito antes do Bispo Macedo e ninguém vê.Os cultos evangélicos são públicos, para quem quiser assistir.Podem filmar, fotografar, gravar, e vejam se o Bispo Macedo e os outros pastores de outras igrejas estão tomando alguma coisa de alguém; vejam se eles ao menos pedem!.Nada disso.Quando chega o momento de recolher ofertas, dar quem quer, o tanto que quer e pode dar.Quantas vezes o coletor de ofertas já passou por mim na igreja e eu não dei nada porque não tinha e nunca fui discriminado pela igreja, por isso!?.Usem a razão e não julguem com a emoção e não façam como aquela mulher que julgou Roberto Freire só pelo ouvir dizer.

  • aliomar disse:

    a verdade é que o povo de /Deus tem que saber execer o poder que diz a biblia e recebereis poder ao descer sobre vós o Espirito Santo mas acaba esbarrando em ideias de pastores ignorantes que tem medo de admitir o inadimicivil que o trabalho da igreja universal que mudou a historia do mundo evangelico no mundo é essa a verdade que muitos tem medo mas quanto a fatos não ha argumento parabéns aos bispos da iurd pelo belo trabalho

  • celino disse:

    ô Plinio , o bispo aqui , está falando de uma nação espiritual , vc é muito idiota kkkkkkkkkkkkkk , quem manda não conhecer a DEUS, fica pagando Mico.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Carlos Jurtzres disse:

    Só tenho algumas perguntas a fazer: Se o bispo Macedo agora é poderoso, possui uma grande reserva financeira, só sabe arrecadar dinheiro não faz nada pra ninguém. Até os humildes da igreja dele passam necessidades, o que ele faria se ficasse poderoso a ponto de ter seu próprio governo? Acho que seria um ditador religioso. Esse tipo de pessoa tem que desaparecer da face da terra. Quando ao Celino ai em cima, se ainda não sabe que ele fala de nação espiritual mas ele só come filé, anda de jatinho, mora em Miami. Se ele fala do mundo espiritual então pra que pedir dinheiro? Se ele quer viver no mundo espiritual então não precisa de dinheiro. Acho que ele prega o Jesus errado. O Jesus que eu conheço abomina fazer da casa de Deus lugar pra fazer dinheiro.

  • Carlos Jurtzres disse:

    Ele foi apresentado como dono da emissora record quando inauguraram a record newsm outra pergunta: O que ele foi fazer lá em Brasilia na posse da Presidente Dilma? Cara voces não tem a minima ideia de quantos milhoes de reais rolam nos bastidores. Macedo não tem sócio porque ele so pensa nele mesmo.

  • Carlos Jurtzres disse:

    Não compram coisas para abastecer os templos, tais como, papel higienico, agua, maquinas de costura, carros, não pagam contas tais como, telefone, etc. Os obreiros são obrigados a doarem esses materiais. Augum obreiro, pra puxar o saco coloca a conta no seu proprio nome. Sei o que estou falando, pois meus pais são obreiros a 10 anos. à 10 anos meus pais não fazem compras pra casa porque dão tudo pra igreja, meus pais estão totalmente cegos. Minha mae doou quase tudo. Pergunta ao macedo o que ele come no almoço?

  • Lua disse:

    Se ele fizer do país como ele faz com a record, o Brasil será um grande lixao,será dos primeiros lixo a ser encontrado na terra

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =