Plínio Bortolotti

Internautas pouco se lembram da marca dos acessórios que usam

Os internautas pouco se lembram da marcas dos acessórios de informática que usam. O fato foi comprovado pelo prêmio  Top of Mind Internet 2009 do portal Uol. Top of Mind pode ser traduzido como “a marca mais lembrada”.

Ao falar em acessórios de informática, a maioria dos entrevistados (68%) não soube citar nenhuma marca – a taxa era 65% em 2008. Entre as marcas lembradas aparecem HP (4%), LG, Dell e Sony (2%, cada), Samsung, Intel e Microsoft (1%, cada).

Também foram mencionados, ao invés da marca, o próprio nome do equipamento, como webcam (3%), monitor e mouse pad (1%, cada). Positivo atingiu 1% e outras marcas somam 13% das citações.

Segundo o Uol, não foi possível apontar com segurança um vencedor na categoria acessórios de informáticas por estes motivos: a)  desconhecimento por parte dos entrevistados; b) as marcas lembradas ficarem abaixo de 10% das menções;  c) devido à  margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

 Essa foi a terceira edição Top of Mind Internet, que teve o resultado divulgado ontem.  A pesquisa, realizada pelo Datafolha, ouviu 2.048 pessoas com 14 anos ou mais, que acessam a internet em casa pelo menos três vezes por semana. O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 22 de fevereiro de 2009 com usuários de internet das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Brasília.

A pergunta feita aos entrevistados foi a seguinte:  “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça, quando se fala em acessórios de informática na internet?”

Veja o resultado de todas as categorias.

Recomendado para você