Segundo a agência espanhola de notícias Efe, as emissoras de TV dos Estados Unidos começarão na madrugada deste sábado, portanto daqui a poucas horas, a transmitir exclusivamente em sinal digital.

A partir da zero hora de sábado os canais transmitirão apenas o sinal digital, após anos de campanhas destinadas a preparar a população para a mudança, que mesmo assim insistiu na velha TV.

A medida deixará fora do ar aparelhos de três milhões de residências americanas que ainda dependem do apalherlho analógico, segundo o jornal The Washington Post.

Segundo informa o Washington post, a maioria dos que ficarão sem o sinal de TV são habitantes de áreas rurais mais pobres. Os conversores digitais nos Estados Unidos custam entre US$ 50 e US$ 80.

Deixarão de funcionar todos os aparelhos com uma antena de teto ou daquelas fixadas na própria TV, a menos que seus proprietários tenham comprado um conversor digital, um televisor já adaptado à nova tecnologia ou sejam assinantes de um serviço por cabo ou satélite.

O Washington Post acrescentou que um programa federal, que deveria subsidiar a compra dos conversores, ficou sem dinheiro, pois não quantificou adequadamente os valores para a compra de equipamentos para receber a TV digital.

Recentemente o professor Mauro Oliveira, do Instituto Federal de Educação Tecnológica, falou para este blog sobre os problemas que a TV digital enfrente no Brasil.