A batalha entre os jornais e o Google está se intensificando. Em um discurso na conferência da Pricewaterhouse Coopers sobre Entretenimento and Media Outlook, Les Hinton, CEO do Grupo Dow Jones e publisher do Wall Street Journal, afirmou que a gigante da internet é um vampiro “sugando o sangue” dos jornais e prometeu que novos desenvolvimentos vão aumentar o nível de competição. [CEO: chief executive officer; diretor-geral ou diretor-executivo, em português, o cargo mais alto de uma organização.]

Segundo o Crains New York Business, Hilton disse que os jornais alimentaram o Google por este tipo de conteúdo. “Existe uma perspectiva caritativa da história do Google. Ele não nasceu em uma caverna como um vampiro digital. A notícia em si começou a alimentar seus negócios e ele começou a gostar deste tipo de sangue”.

Ao oferecer seu conteúdo gratuitamente na internet, a indústria de jornais “dá ao Google um ótimo lugar para morder”, prosseguiu. “Nunca saberemos o que poderia ter acontecido se os jornais tivessem uma abordagem diferente”.

Editores de jornais estão ao aumentando o tom quando falam que o Google está tirando proveito de um conteúdo que não produzem e que está procurando uma maneira para começar a cobrar por notícias que estão disponíveis gratuitamente na web.

O Wall Street Journal tem sido uma das poucas grandes organizações jornalísticas que obteve êxito quando começou a cobrar pelo acesso a seu site.

Hinton declatou que a divisão da News Corp. estava trabalhando em uma solução para ajudar outros editores a obter lucro com sua edições digitais.

Reproduzido do AdNews, que publicou com o título «Publisher [editor] do WSJ chama Google de “vampiro digital”»

Web

Tagged in:

, , ,