Pesquisa encomendada pela Intel  revela que s consumidores brasileiros querem funcionalidades de computador na TV.

O estudo mostrou que, no Brasil, as pessoas querem acesso a músicas, fotos, filmes, chats e correio eletrônico. As respostas também o interesse do consumidor por interatividade a partir deste conteúdo.

As pessoas querem passar os conteúdos de seus computadores e celulares para a TV para poder compartilhar nas redes sociais, incluindo o interesse pela possibilidade de videoconferência para falar com parentes e amigos distantes.

Com os resultados, a Intel notou que o mercado brasileiro é bastante diferente do norte-americano. Segundo a empresa, nos EUA o consumidor possui “idéias formadas a respeito do funcionamento de determinadas tecnologias e equipamentos” [No caso, os norte-americanos parecer querer apenas melhor imagem e som da TV digital]. Os brasileiros seriam diferentes na medida em que estão abertos a novas experiências.

De acordo com o estudo da Intel, existe uma grande parcela da população disposta a pagar por serviços de TV interativas, apesar do brasileiro se guiar, atualmente, mais em função do preço dos serviços oferecidos.  [Com informações da WNews]

TV Digital

Em um país em que 97% dos lares tem televisão [IBGE] – e no qual muitas famílias não podem comprar um computador -, a TV digital interativa pode provocar uma verdadeira revolução nas comunicações.

Para isso, ela precisa transformar-se em um verdadeiro computador, deixando de ser apenas uma caixa de imagens, à qual se assiste passivamente.

Mauro Oliveira, professor do Cefet e fundador do Pirambu Digital, é um dos maiores entusiastas da TV interativa.

Recentemente, ele falou a este blog, sobre a importância da TV digital para o país, e também sobre a venda do set-top box [aparelho que permite a transformação da TV analógica em digital]

 O equipamento [cerca de R$ 300] está sendo vendido sem o Ginga, programa que vai permitir a interatividade.

Mauro também listou cinco utilidades da TV digital interativa, às quais se podem somar as outras listadas nesta postagem, como downloads [baixar músicas e filmes] e a videoconferência.

Tagged in: