«Uma investigação em mais de 20 países divulgada nesta quarta-feira conclui que a indústria do futebol está sedo usada por quadrilhas criminosas para lavagem de dinheiro e tráfico de pessoas.A Força-Tarefa Financeira – uma agência intergovernamental responsável por rastrear recursos provenientes do crime – afirma que a importância econômica cada vez maior do futebol transformou o esporte em alvo preferencial de quadrilhas de lavagem de dinheiro.

“O fluxo de muito dinheiro nos esportes tem efeitos positivos, mas também há consequências negativas”, diz o documento. “Há um risco mais alto de fraude e corrupção, dada a quantidade de recursos em jogo.”

De acordo com a investigação, criminosos em busca de “legitimação” de seus recursos ilícitos cada vez mais compram clubes e financiam a transferência de jogadores e atividades de apostas.

A força-tarefa conclui que o futebol é especialmente atraente para quadrilhas criminosas porque a estrutura do setor facilita a entrada de recém-chegados. Segundo a investigação, há muitos envolvidos, diversos órgãos legais e muitas vezes falta profissionalismo na administração dos clubes.»

Reproduzido da BBC Brasil: veja matéria completa.

Tagged in: