Plínio Bortolotti

Frases

389 5

“A nossa ciência não é nem mesmo uma proximação, é uma representação do universo peculiar a nós e que, talvez, não sirva para as formigas ou gafanhotos”

Lima Barreto

Recomendado para você

5 Comentários

  • Lima disse:

    É interessante esta visao.

    Faz sentido, na minha opiniao, nao ver a ciencia como verdade absoluta, e, sim, mais como uma foto, que captura uma certa perspectiva e consegue descrever várias propriedades do objeto em estudo, mas que nao é o objeto em si e pode deixar passar despercebidas outras características. Entretanto, acho que a frase foi um pouco infeliz.

    Em toda a natureza pode-se ver vários indícios de que plantas e animais sao exímios físicos e matemáticos, mesmo sem saber. O número de ouro, por exemplo, pode ser encontrado na razao entre as áreas sucessivas da aberturas de um caramujo conforme sua casa cresce ou na forma como as plantas em áreas secas dividem suas folhas com relacao ao caule.

    As formigas, mais espertas que os arquitetos de Fortaleza que conseguem projetar prédios quentes e escuros numa cidade `a beira do mar e próxima ao equador, constroem verdadeiras cidades embaixo da terra com sistema de circulacao de ar usando física elementar!

    A ciencia é a mesma. A natureza pode muito bem expressar suas leis de outras formas que nós, mas as leis em si e, mais fundamentalmentel, a existencia dessas leis parecem concordar conosco. E com numerosas casas de precisao!

    Abracos,

  • Lima disse:

    Caro Plínio,

    descupe pelo engano. Aqui vai o link a que eu me referi

    http://www.youtube.com/watch?v=PsI2u9DyMXc

    Também em ingles, mas com legenda! 😉

    Abracos,

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *