[Do portal da Abraji] Já estão disponíveis para download arquivos usados por palestrantes do 4° Congresso Internacional de Jornalismo Investigatvo em suas palestras e cursos.

É possível baixar apresentações como a de Evandro Spinelli da Folha de S. Paulo sobre “A cobertura da administração pública” e a do repórter do O Globo Dimmi Amora, que apresentou a reportagem Favela S/A.

Realizado anualmente desde 2005 pela Abraji, o Congresso reúne jornalistas, estudantes e professores de jornalismo para discutir as melhores práticas jornalísticas e técnicas de reportagem.

O evento foi dividido em palestras e workshops simultâneos, baseados em dois eixos temáticos: coberturas sobre Amazônia e sobre Crime Organizado. Além deles, o 4° Congresso ofereceu cursos e palestras sobre fundamentos da reportagem, técnicas de RAC (Reportagem com Auxílio do Computador), Copa do Mundo, entre outros assuntos.

Clique aqui para ter acesso às apresentações:

»  Dimmi Amora, do jornal O Globo, que esteve no painel “Favela S/A”

»  Marcelo Moreira, da TV Globo. Ele esteve no painel “Liberdade de Imprensa no México: a sombra da impunidade e a violência”

»  Gabriel Michi e Kirk Semple (New York Times), na mesa “Investigando crime organizado e insurgências no Iraque, Afeganistão, Colômbia, EUA e Argentina”. Gabriel Michi é presidente do Foro de Periodismo Argentino (Fopea).

»  Apresentação de Mark Horvit, diretor-executivo do IRE (Investigative Reporters and Editors). Mark esteve ao lado de Joe Bergantino na mesa “As melhores técnicas de investigação nos EUA”.

»  Apresentação de Roberto Livianu, do Ministério Público, que esteve na mesa “Introdução ao direito para jornalistas”, com Laura Diniz.

»  Repórter de Cotidiano da Folha de S. Paulo Evandro Spinelli, que ministrou o curso “Cobertura da Administração Pública”.

»  Link de vídeo usado por Américo Martins, da BBC de Londres, em sua apresentação “A Amazônia para inglês ver”, documentário da BBC”

Tagged in: