Plínio Bortolotti

Erosão ameaça casas em Canoa Quebrada

728 6
Buraco gigante existe  há um ano

Buraco gigante existe há um ano

Casas e estrada nas proximidades do "Buraco do Expedito", como o chamam os moradores

Casas e estrada nas proximidades do "Buraco do Expedito", como o chamam os moradores

Desde que publiquei a postagem Canoa Quebrada: de paraíso a inferno, venho recebendo vários comentários sobre essa praia de Aracati. Pelo menos um deles rendeu outro post: Canoa Quebrada: o trânsito de bugues está destruindo as falésias?

Mais um me chega agora, mostrando uma grande erosão em um dos trechos da vila – na localidade de Estêvão -,  o “Buraco do Expedito”, alusão ao prefeito de Aracati, Expedito Ferreira (PP), em apelido dado pelos moradores, segundo as informações que recebi

Segundos as informações  o buraco teria origem em uma obra  do governo do estado, que calçou as ruas  da  vila em 2002. As obras não teriam sido dimensionadas adequadamente para receber um grande volumes de águas, como nas cheias de 2009.

Ainda, segundo as informações, a obra “causou diversas polêmicas, que nunca foram esclarecidas, como por exemplo: a passarela sobre as falésias, que vai do nada a lugar nenhum, orçada em um milhão de reais,  e considerada pelo Coema [Conselo Estadual do Meio Ambiente] em seu parecer ao Eia-Rima (estudos e relatórios de impactos ambientais) como altamente impactante e que desaconselhava sua instalação. Ignorando o parecer do Coema, foi instalada e hoje corre sérios riscos de desabar, devido a ferrugem e à falta de manutenção, além de ter se tornado um local de assaltos a turistas desavisados”.

O buraco existe há um ano e nenhuma providência teria sido tomada para resolver o problema.

Pelas fotos dá para ver que há várias casas nas proximidades, o que deve levar perigo aos moradores. O buracão também está próximo a uma estrada.

Recomendado para você

6 Comentários

  • Júnior Pinheiro disse:

    É uma pena, que estão fazendo com Canoa, símbolo de um Paraíso.Tena admiração por aquele lugar paradisíaco, acochegante.Não vamos deixar Canoa Quebrada, desaparecer com a erosão. E nem deixar bandidos, tomarem conta dois assaltos a turistas desavisados.
    Agradeço

  • Tulio Muniz disse:

    Caro Plínio, muito pertinente essa denúncia. À época das intervenções em Canoa e nos Estevão eu vivia no local e houve muita polémica porque só no último momento a população do Estevão foi informada que a estação elevatória de esgoto seria instalada no centro da comunidade. Mobilização geral na vila impediu a insensatez, mas os (ir)responsáveis não viabilizaram outra alternativa e simplesmente abandonaram a estação para não gastarem mais, apesar do gasto desnecessário com a tal passarela. Mais um exemplo de que é preciso cuidado redobrado com intervenções entre populações do litoral. Tulio Muniz, Coimbra, Portugal

  • tercio vellardi disse:

    É isso mesmo Plinio, sua fonte deve ser das boas, pois também sou morador do Estevão e quando ouve a erosão das falesias, por muito pouco o carro do sr. Hermano não caiu lá dentro. No mesmo dia estiveram aqui um monte de gente de paleto, prometendo manilhas, estudos geológicos e até uma lagoa de estabilização descente.
    Já se vai um ano e nem a cagece que tem sua rede ameaçada, pois a água que abastece a Canoa-Quebrada vem de poços no Estevão, não toma providencia. A quem apelar?

  • Ernestão disse:

    EROSÃO: S.f. Ato de carcomer e corroer a pouco e pouco…pelas águas, ventos e mares. A paciência dos nativos tb sofre erosões, como as falésias pelo represamento das chuvas, a erosão das dunas pela circulação rasgada de veículos de toneladas, enfim, tudo é passivel de ser destruido. Menos a Esperança. Bom dia Esperança. Boa noite Esperança. Até amanhã…

  • cirdes borges disse:

    Prezado Plinio, parabéns pelo questionamento estive recentemente em outras praias(literalmente) e comprovei a diferença.Chamou atenção a limpeza,a organização e principalmente a segurança deste lugar.

  • silcanoa disse:

    pois é,uma pena uma praia tão paradisiaca e tão descuidada.Muitos entulhos de construçoes inacavadas,fazem de canoa hoje realmente uma favela desorganizada.Gente,vamos limpar mais as sujeiras dos becos e de algumas ruas de canoa,recolham seus entulhos eus lixosa.canoa não é só a broadwaY.,.mais iluminação nas ruas,por favor,abraços

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 6 =