Notícia publicada no portal da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) informa que a entidade decidiu “apurar a denúncia formulada pelo ex-deputado José Dirceu (PT-SP) contra a revista Veja, que é acusada pelo ex-chefe da Casa Civil de tratá-lo sem respeito às normas éticas da atividade jornalística na matéria publicada na edição 2232, ano 44, número 35, data de capa 31 de agosto de 2011”.

Matéria

A matéria, assinada pelos jornalistas Daniel Pereira e Gustavo Ribeiro, apresenta José Dirceu como “O Poderoso”, título da reportagem, e diz que o ex-ministro José Dirceu mantém um “gabinete” em um hotel em Brasília, onde despacha com “graúdos da República e conspira contra o governo da presidente Dilma”.

Queixa

A diretoria da ABI decidiu encaminhar a queixa do ex-deputado à Comissão de Ética dos Meios de Comunicação, órgão do Conselho Deliberativo a que responde por questões do gênero. Segundo a ABI “a Comissão é raramente convocada para se manifestar sobre aspectos éticos do exercício profissional, indicação de que sob esse aspecto o comportamento de jornalistas e veículos não tem motivado queixas ou reparos”.

Comissão

A Comissão de Ética é integrada pelos associados Alberto Dines, Arthur José Poerner, Cícero Sandroni, Ivan Alves Filho e Paulo Totti.

Veja a matéria completa na página da ABI na internet.

Tagged in:

, ,