A jornalista Luciana Dummar, presidente do Grupo de Comunicação O POVO, recebe o prefeito de Porto Novo, Benim (África). Clique para ampliar

Moukaram Oceni, prefeito de Porto Novo, capital da República do Benim (África) visitou hoje O POVO.

Ele veio acompanhado de Geraldo Accioly, coordenador de Projetos Especiais e Relações Internacionais da Prefeitura de Fortaleza. Eles foram recebidos pela jornalista Luciana Dummar, presidente do Grupo de Comunicação O POVO.

Convênio

A Prefeitura de Fortaleza, a prefeitura de Lyon (França) e a prefeitura de Porto Novo fizeram um convênio para recuperar o casario colonial da capital africana. O convênio levará arquitetos brasileiros e franceses para orientar a recuperação do patrimônio histórico de Porto Novo. Uma escola para formar técnicos em recuperação do patrimônio também será implantada.

Influência brasileira

Oceni explica que a cidade de Porto Novo tem grande influência de ex-escravos que, alforriados no Brasil, voltaram para a terra de origem. Entre eles pedreiros, marceneiros e artesãos que construíram prédios e casas ao modo da arquitetura colonial portuguesa, que hoje está se deteriorando.

Para o prefeito, é importante recuperar essa parte da história de sua cidade e do país, que tem grande relação com o Brasil. Ele diz que esse tipo de construção é conhecida no Benim como “arquitetura afro-brasileira”.

Mais no O POVO

Na edição de amanhã (14/12/2011) do O POVO, em matéria da repórter Rebecca Fontes, na editoria de Economia, mais informações sobre o assunto.

Na fotografia. A partir da esquerda: Fábio Campos (de costas), Geraldo Accioly, Moukaram Oceni, Luciana Dummar, Arlen Medina, eu, Rebecca Fontes.

Veja matéria no O POVO: Fortaleza ajudará cidade africana (link postado em 14/12/2011)

Tagged in:
, ,