Plínio Bortolotti

Para registrar-se como jornalista basta apresentar RG e CPF nas superintendências do Ministério do Trabalho

7525 19

«Obter o registro de jornalista, mesmo sem graduação na área, nunca foi tão fácil. Antes, mesmo com a queda da exigência do diploma pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2009, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) exigia alguma comprovação, por material produzido ou vínculo empregatício, de que o candidato possuía alguma experiência na área. No entanto, nos últimos meses esse tipo de requisição caiu.

Na tarde desta quarta-feira, 21, a reportagem do Comunique-se esteve na Delegacia do Ministério do Trabalho, no centro da capital Paulista, e constatou que, em apenas cinco minutos, qualquer pessoa pode conseguir um registro profissional na área. Os únicos documentos exigidos são RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência. A carteira profissional pode estar em branco e não há exigências de nenhuma comprovação de experiência mínima em jornalismo. Após a entrada, o requerente aguarda um período de no máximo dois meses para receber seu MTB.»

Trecho da matéria Conseguir registro de jornalista é mais fácil do que DRT de artista, que pode ser lida na íntegra no Portal Comunique-se.

Obs. As unidades do Ministério do Trabalho nos estados que, antes, tinham o nome de Delegacia Regional do Trabalho (DRT), chamam-se agora Superintendência Regional do Trabalho (SRT).

Recomendado para você

19 Comentários

  • benny disse:

    bom dia eu sou dono e criador do mundo live news noticias tinha vontade de ser jornalista mas como não tenho estudos suficiente para isso eu crie um blog onde posto diariamente reportagens e matéria de diversos assuntos e abordagens,o meu blog tem boa aceitação e visitas de internautas , criado em 2011 hoje com mais de 53 mil visitas ,eu gostaria de saber se posso me registrar como jornalista ,uma vez que uso somente o blog para divulgar minha s matérias

  • JOSÉ FILHO disse:

    Fiz o requerimento no MTE aqui em PE DE JORNALISTA NÃO DIPLOMADO COMFORME com a Decisão/STF – RE 511961… E UM DOS REQUISITOS FALA :

    Comprovação de capacitação profissional na área, como por
    exemplo, trabalhos realizados, cursos feitos, estudante da área, entre outros.

    TENHO QUE TER EXPERIÊNCIA OU ME MATRICULAR NUMA FACULDADE? E O QUE SERIAM ENTRE OUTROS? NÃO TEREI DIREITO POR NÃO TRABALHAR NA ÁREA? OBG!

  • JOSÉ FILHO disse:

    JÁ TENHO REGISTRO COMO RADIALISTA, FOTÓGRAFO ETC…

  • Paulo Ricardo disse:

    Como obter o MTB de jornalista sem o diploma,eu me formei mais fiquei devendo algumas disciplinas mais terminei o 8° Período em Jornalismo,trabalho em radio e sou editor Jornal Impresso.Como eu faço para obter o MTB. Irá me ajudar muito no meu trabalho.
    Muito Obrigado pela Atenção !
    Abraços!!!
    Att,

  • José Pedro Monteiro Filho disse:

    Atuo na área como repórter para rádio e jornal a muitos anos, trabalhei como assessor de marketing e comunicação por aproximadamente 8 anos em prefeitura, tenho algumas matérias escritas e áudios de programas de rádio. Qual a dificuldade que terei para conseguir o registro como jornalista?

  • Firmo Neto disse:

    Estranho só exigir a identidade e o cpf.
    Tirei o meu registro agora há pouco e de mim foi exigido comprovações de trabalhos realizados na área.
    A a carteirinha? Como tirar agora?

  • JOSIVAL SILVA disse:

    gostaria de saber como faço para tirar meu drt ou carteirinha de jornalista

  • tenho uma filmadora profissional hxr da sony mc 2000 faço varias materias aqui em caruaru sobre forro pe de serra filmo eventos faço varias materias mas as vezes tenho dificuldade pra entrar nps eventos passo as imagens pra tv criativa que e de caruaru pe todo tipo de filmagen fragantes de acidentes e outras coisa passo pra tv que e pela internet como posso ter uma carteira da imprensa pra ter acesson livre

  • Colaborei com a imprensa falada e escrita durante mais de 30 anos, fui aluno do Curso de Letras, escrevo há mais de 40 anos (hoje tenho 61 anos), requeri e consegui o Registro de Jornalista junto ao MTE. Não foi nada fácil, pois tive de apresentar cópias e originais de todos os meus documentos, comprovante de endereço, Certidão Negativa e assinar vários papeis pertinentes. Após esperar por mais de 2 meses tive o meu pedido deferido. Entendo que este é um direito do cidadão, desde que ele preencha os requisitos necessários exigidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com base na lei.

  • 16 anos trabalhando como repórter cinematográfico, nunca fui registrado porque o salario e uma porcaria..
    todas as em presas que trabalhei me prometeram que iria fazer a carteira mas so promessa
    gostaria de fazer mas nunca fui registrado e continuo trabalhando como faço

  • EUTER JESUS DA SILVA disse:

    Olá, gostarei de me cadastrar como: Jornalista e Fotógrafo, não sou profissional, tenho vários equipamentos de filmagem e fotografias, o maior hobby meu e tirar fotos e filmagens, e entrevista. Pode informar como me procederei para fazer parte?.

    Atenciosamente,
    EUTER

  • Márcio Raimundo da Silva de Jesus disse:

    Boa tarde tenho o certificado de jornalismo on line e gostaria de obter a minha MTB de jornalista como faço?
    Pois gostaria de uma informação de como posso estar obtendo o mesmo, desde já agradeço pela atenção.

  • Olá senhores… gostaria de saber se posso me tornar Jornalista… eu possuo DRT de locutor e gostaria de agregar esta profissão em meu curriculo. Existe esta possibilidade? Grato.

  • Meu caro Benny, o Blog é um tipo de mídia que não tem muito compromisso com as regras de redação jornalistica pois ele é voltado para uma opinião pessoal de quem faz sua edição, mas nada impede de praticar o Jornalismo puro pois está descompromissado de agradar grego e troianos, mas o Jornalista tem que obedecer algumas regras a primeira dela já começa na reunião de pauta, saber o que é noticia e seu texto deve ser imparcial e divulgar os fatos sempre com responsabilidade devidamente apurar a veracidade dos fatos e a noticia é matéria prima do Jornalista para não cometer garfes o que chamamos de barrigas, devemos sempre preservar nossas fontes pois faz parte de uma convivência amigável e serve para uma próxima edição, espero que tenha lhe dado um pouquinho de noção de ser Jornalista, alem de ser versátil e interativo logo também multimídia.

  • Sérgio disse:

    Pra mim que manda é a experiência de cada um, forma de expressão, inagens obtidas, condutas, redação dos fatos qual enviou suas denúncias, para que população venha ter conhecimentos das veracidades dos acontecimentos.

  • Pretendo minha carteira de jornalista, sou escritor, com uma obra já lançada no mercado “Resumo do Direito do Direito do Trabalho. Gostaria de fazer minha carteira de jornalista, porque já escrevo para o Jornal do Advogado – Cuiabá MT.

  • Esqueceram de informar que nem todas as pessoas que requerem o registro conseguem. Eu consegui o meu registro após colaborar por mais de 30 anos em jornais, sites, blogs e revistas e ter frequentado um Curso de Letras. Portanto, na prática eu já era jornalista. Levei toda a minha documentação, inclusive certidão negativa, e aguardei mais de dois meses até sair o meu registro. Hoje, sou jornalista e me orgulho disto.

  • Giovano disse:

    Parabéns pela matéria, vou fazer esse procedimento na prática e te digo o resultado com Fé em Deus vai dar tudo certo.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *