Museu do Eclipse em Sobral

Em Sobral é muito interessante conhecer a sua história, ver o seu casario antigo e visitar seus museus. O museu Dom José (o quinto do país em arte sacra e decorativa) e o museu do Eclipse. O museu Madi está fechado desde 2009, quando a sua sede foi alagada pelas chuvas – e o seu acervo (que não pode ser visto) está recolhido na Casa da Cultura.

Dom José

O museu Dom José foi fundado pelo primeiro bispo de Sobral, dom José Tupinambá da Frota (1882-1959) até hoje a personalidade mais importante da cidade. No museu podem ser vista a arte sacra e peças usadas nas residências de famílias importantes de Sobral, nos seus mais de 300 anos, como louças, móveis e mobiliário.

Eclipse

O Museu do Eclipse (aberto das 17h às 21h), foi inaugurado em 1999 para lembrar um dos momentos mais importantes ocorridos na cidade. Em 1919, por ocasião de um eclipse total, uma equipe de astrônomos ingleses e brasileiros esteve na cidade para, por meio de fotos, por à prova a teoria da relatividade geral, formulada por Albert Einsten, que foi confirmada pela observação dos cientistas. Depois da visita guiada, pode-se voltar às 22h para observar o céu por meio de um telescópio (o que não me foi possível devido ao tempo nublado).

Veja mais aqui.

Veja mais fotos (clique nas imagens para ampliar)

Museu Dom José

Museu do Eclipse - Vista externa

Veja também Icaraí de Amontada, Almofala, Jijoca, Jericoacora