Primeira página do O POVO de 30/1/1942, um exemplo da molecagem cearense: o Sol recebe "tremenda vaia" (clique para ampliar)

O jornal O POVO publica hoje matéria referente a um fato ocorrido há 70 anos: o dia em que os cearenses vaiaram o Sol na Praça do Ferreira, em Fortaleza. Um repórter do O POVO, que passava pelo local registrou o fato para os anais da história, como mais um feito da famosa molecagem cearense.

Registro histórico

O repórter relata que, depois de alguns dias de chuva, o “sol ia conseguindo varar as grossas nuvens, lá no alto, num esforço desesperado para aparecer, os alegres circundantes, olhando para o alto e apontando, começaram uma estrondosa demonstração estrondosa, vaiando o astro vencido…” O titulado não perdoou: “O Sol recebeu tremenda vaia”. [Explicação para quem não é nordestino: por aqui, chuva é tempo bom, diz-se, inclusive que o tempo está “bonito pra chover”, por isso a vaia ao “astro rei”.]

Vida & Arte

Para comemorar  a data, o jornal publicou na edição de hoe 30/1/2012 depoimentos ficcionais de seus jornalistas sobre o evento e matéia no caderno Vida & Arte, aqui.

O POVO foi o único jornal a registrar o fato. Uma curiosidade: a data registrada na edição é de 30 de fevereiro de 1942, em vez de 30 de janeiro – ou foi erro ou foi molecagaem do editor.

Veja aqui a primeira página completa.