O Programa Senado Jovem Brasileiro foi criado por meio da Resolução nº 42, de 2010, com o objetivo de proporcionar aos estudantes conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo brasileiro, bem como estimular um relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal.

Integram o Programa:

♦ O Concurso de Redação do Senado Federal
♦ O Projeto Jovem Senador

O tema da quinta edição do Concurso de Redação de 2012 é Meu município, meu Brasil. São convidados a participar todos os alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, com idade de 16 a 19 anos. Inscrições podem ser feitas até 31 de agosto 2012.

Prêmios

Os 27 finalistas no Concurso de Redação – um por unidade da Federação – serão automaticamente selecionados para participar do Projeto Jovem Senador e terão a oportunidade de simular, durante três dias, em Brasília, a atuação dos Senadores da República, vivenciando o processo de discussão e elaboração das leis do nosso País.

Além disso, os finalistas serão premiados com notebook, medalha, certificado e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado Federal.

Computadores

As escolas dos alunos classificados nos três primeiros lugares na etapa nacional receberão computadores (desktops), publicações técnicas e multimídia produzidas pelo Senado Federal e certificado de participação. [Texto da página do Senado Federal sobre o concurso, com grifos e entretítulos do autor deste blog.]

Mais informações e inscrições