Igreja de Cano Quebrada

Está bem amigos,

Canoa Quebrada não é mais o que era na década de 1970 ou no comecinho da década de 1980, quando a conheci: um vilarejo de pescadores, com duas ou três pousadas simples, em que se podia hospedar na casa de pescadores, convivendo com suas famílias.

Era um lugar  pobre, mas decente, no qual não faltava nada essencial à sobrevivência dos moradores: não havia meninos “pastorando” carros, nem “guias” para tudo e para quê.

Bom selvagem

Bom, depois de os hippies terem-na “descoberto” foi a vez do capitalismo tocar o lugar do “bom selvagem”. E vocês sabem a força da grana ergue e destrói, etc.

Entanto, esquecendo-se um pouco politicamente correto, Canoa continua um lugar interessante para quem quer um lugar tranquilo de dia (desde que seja sem dias da semana e fora de temporada) e alguma coisa para fazer à noite: música, restaurantes, bugigangas e mais uma ou outra coisa.

Você pode, por exemplo, cortar o cabelo no salão da Beth, por módicos dez reais – e serviço perfeito – , menos da metade do que cobram as não tão boas casas do ramo em Fortaleza.

Caminhando

Mas, se você for um sujeito dado à serendipidade, como eu, e percorrer as ruas fora dos circuito “Broadway” e das pousadas chiques, vai observar casebres, ruelas escuras, becos cheios de lixo e malcheirosos, o lugar para onde foram afastados os antigos moradores.

Canto Verde

Agora, se você quer um lugar tranquilo de verdade, sem nada para fazer, além de descansar a cabeça, fazer caminhadas, tomar banho de mar e dormir à noite –  ou fazer alguma outra coisa se você estiver bem acompanhado, então recomendo a Prainha do Canto Verde, com suas pousadas simples, pessoas amigáveis e preços justos.

Resex

A Prainha do Canto Verdade, depois de uma luta intensa dos moradores, transformou-se em uma Resex (reserva extrativista), o que impõe algumas restrições. Com isso, espera-se, o lugar ficará a salvo do turismo predatório e os moradores ficarão livres da exploração que impõe a alta grana, quando chega a esses lugares.

O Canto Verde fica no litoral Leste, a 110 km de Fortaleza, depois de Beberibe, antes de Fortim. Canoa você já sabe: na mesma direção, a 150 km, logo depois de Aracati.