Retrato do BrasilEstá nas bancas a revista Retrato do Brasil, com chamada de capa para “Mensalão especial – como se inventou o desvio de dinheiro da Câmara dos Deputados”.

Arte

A matéria tem como título “A grande arte de Joaquim Barbosa” e subtítulo: “Como o atual presidente do Supremo Tribunal Federal armou as condenações de João Paulo Cunha e dos dirigentes da agência SMP&B por um suposto desvio de dinheiro da Câmara dos Deputados”.

Contraponto

A matéria é um contraponto à narrativa amplamente majoritária que se formou na imprensa sobre o rumoroso caso da ação penal 470, que teve o apelido de “Mensalão”.

Publicidade

A reportagem se detém no caso do suposto uso do dinheiro de um contrato entre a Câmara dos Deputados e a agência de publicidade SMP&B (de Marcos Valério), que teria servido para desviar dinheiro público para o PT, sem que o serviço fosse prestado. Na época, o deputado João Paulo Cunha (um dos réus condenados) era presidente da Câmara dos Deputados. A matéria contesta a versão e mostra que emissoras de televisão, jornais e revistas receberam dinheiro por veicular publicidade oriundas do contrato.

Pesquisa

A revista Retrato do Brasil é editada pelo jornalista Raimundo Pereira, que assina a matéria. Raimundo é um jornalista respeitado pelos seus pares – à direita e à esquerda – devido à forma obsessiva como estuda os casos, objetos de suas matérias. Ele foi um dos integrantes da equipe que lançou a revista Veja, trabalhou na Isto É, Jornal da Tarde e revista Realidade. Dirigiu o Movimento, no período de maior prestígio desse jornal da imprensa alternativa dos anos 1970.

A reportagem pode ser vista aqui (pdf).