Ilustração: Hélio Rôla

Ilustração: Hélio Rôla (clique para ampliar)

O programa Cidades Inteligentes – Cobrindo Desenvolvimento Urbano na América Latina e Caribe é um curso online oferecido a jornalistas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), administrado pelo Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ).

Desenvolvimento urbano

O curso será online, em seis semanas, em espanhol, inglês e português sobre o desenvolvimento urbano na América Latina. Os participantes que mais se destacarem ganharão uma bolsa de cinco dias em Washington (Estados Unidos). Podem se inscrever jornalistas da América Latina e do Caribe.

Planejamento

Os participantes vão aprender como cobrir questões que afetam o planejamento urbano e desenvolvimento de cidades inteligentes, como transporte, desastres naturais, segurança do cidadão e infraestrutura.

Publicação

Sob os termos de participação, todos os jornalistas selecionados irão produzir e publicar notícias, reportagens, vídeos, fotos e multimídia. Jornalistas que concluírem o curso e publicarem matérias sobre o tema receberão um certificado de conclusão do curso.

Bolsa

A comissão presidida pelo ICFJ irá selecionar um pequeno número dos participantes que produzirem as melhores matérias para uma viagem a Washington, no início de 2014 para a bolsa BID-IAPA. Durante esse programa de cinco dias, o ICFJ vai trabalhar com os bolsistas BID-SIP para desenvolver reportagens ricas em multimídia e ampliar o conhecimento sobre o tema escolhido, por meio de reuniões com especialistas de uma variedade de organizações, incluindo o BID. A bolsa também irá fornecer uma introdução ao jornalismo de dados para a cobertura de questões de desenvolvimento.

Mais informações ICFJ.
Inscrições até 9 de outubro de 2013.
Data do curso online: 28 de outubro a 9 de dezembro.

Tagged in: