Manual Jornalismo InvestigativoA Unesco acaba de lançar a versão em português de um manual de jornalismo investigativo. Com o título “A investigação a partir de histórias – Um manual para jornalistas investigativos”, escrito por Mark Lee Hunter.

Casos reais
O livro é centrado na abordagem baseada na investigação por hipótese, abrangendo todas as etapas do processo investigativos desde a concepção, passando pela pesquisa, controle de qualidade, escrita e divulgação. Todas as etapas são analisadas e exemplificadas por estudos de casos reais.

Unesco
A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) informa que a publicação já existe em sete línguas, considerando o livro uma ferramenta básica para aqueles que se interessam pelo assunto. “O valor e a importância da precisão, do cuidado e da busca detalhada de informações pelo jornalismo investigativo em uma democracia são cada vez mais reconhecidos. Suas contribuições são essenciais para a governabilidade democrática”, anota a apresentação da Unesco. (Com informações do portal Comunique-se)

Clique aqui para baixar o livro gratuitamente.

Outros livros sobre jornalismo que podem ser baixados gratuitamente, neste blog.

 

Tagged in:

,