Plínio Bortolotti

Seminário online de “Jornalismo de Denúncia”

A SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa) promove nesta quinta-feira (27/2/2014), às 13 horas o seminário online “Jornalismo de Denúncia”, com o repórter Joelmir Tavares.

PAC
O jornalista da Folha de S.Paulo vai falar sobre os bastidores da reportagem “O lado sujo do PAC”, publicado no jornal mineiro O Tempo, em maio de 2012. A reportagem mostrou problemas sofridos por trabalhadores em obras do Programa de Aceleração do Crescimento, como violações à legislação trabalhista, represálias e perseguição a grevistas. A reportagem recebeu o Prêmio de Excelência Jornalística 2012, da SIP. Veja duas das reportagens da série: Belo Monte: números omitem problemas diários e Melhorias a passos lentos.

As inscrições (gratuitas) devem ser feitas por meio deste formulário.
(Com informações da Abraji)

OPINIÃO
Considero equivocado o termo “denúncia” ou “jornalismo de denúncia” para se referir ao trabalho jornalístico. Quem faz denúncia é político, ou o cidadão que se vê  lesado ou testemunha algum crime. Jornalista faz reportagem, revela fatos, investiga (até denúncias dos outros), pesquisa, descreve situações, contextualiza os assuntos que aborda.

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *