A SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa) promove nesta quinta-feira (27/2/2014), às 13 horas o seminário online “Jornalismo de Denúncia”, com o repórter Joelmir Tavares.

PAC
O jornalista da Folha de S.Paulo vai falar sobre os bastidores da reportagem “O lado sujo do PAC”, publicado no jornal mineiro O Tempo, em maio de 2012. A reportagem mostrou problemas sofridos por trabalhadores em obras do Programa de Aceleração do Crescimento, como violações à legislação trabalhista, represálias e perseguição a grevistas. A reportagem recebeu o Prêmio de Excelência Jornalística 2012, da SIP. Veja duas das reportagens da série: Belo Monte: números omitem problemas diários e Melhorias a passos lentos.

As inscrições (gratuitas) devem ser feitas por meio deste formulário.
(Com informações da Abraji)

OPINIÃO
Considero equivocado o termo “denúncia” ou “jornalismo de denúncia” para se referir ao trabalho jornalístico. Quem faz denúncia é político, ou o cidadão que se vê  lesado ou testemunha algum crime. Jornalista faz reportagem, revela fatos, investiga (até denúncias dos outros), pesquisa, descreve situações, contextualiza os assuntos que aborda.

Tagged in:

,