Política

Aplicativos lançados para o eleitor

Diferente não só por causa das novas regras. A campanha eleitoral deste ano deve trazer, senão a maior participação do eleitor, ao menos mais ferramentas para garantir o envolvimento do cidadão para acompanhar as prestações de contas dos candidatos, fiscalizar e denunciar crimes eleitorais e tirar dúvidas sobre o processo eleitoral. E tudo isso, se quiser, sem nem sair de casa.

Aplicativos e sites estão sendo criados por órgãos públicos e entidades da sociedade civil para permitir a participação do eleitor. Veja aqui alguns sites e aplicativos que já estão em funcionamento:

  • Agenda JE“: Lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem todas as datas importantes das eleições, incluindo eventos onde serão discutidas temáticas relacionadas à transparência, como audiências públicas.
  • Contra o Caixa 2“: Criado pela OAB, permite que eleitores de todo o País denunciem suspeitas de caixa 2. As denúncias também podem ser feitas pelo site: www.contraocaixa2.oab.org.br
  • Voto Legal“: Site desenvolvido pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), onde os eleitores interessados poderão fazer doação para os candidatos que estiverem inscritos. Lá também poderão acompanhar a movimentação financeira dos concorrentes. Na plataforma, os candidatos poderão se cadastrar para declarar suas contas e receberem doações de eleitores. Endereço: www.votolegal.org.br

Os aplicativos já estão disponíveis para dispositivos iOs e Android, no Itunes e na Play Store, respectivamente.

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *