Prefeito do Crato, Ronaldo Mattos é um dos que não deve disputar reeleição (Foto: Divulgação)

Prefeito do Crato, Ronaldo Mattos é um dos que não deve disputar reeleição (Foto: Divulgação)

Mesmo elegível, um a cada três prefeitos aptos à reeleição no Ceará não deve disputar novo mandato neste ano. Dado é de pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que aponta que só 88 (65,16%) dos 135 (73,37%) gestores cearenses que podem ser reeleitos lançaram chapas até a última semana.

Ao todo, 47 prefeitos elegíveis devem desistir de buscar renovação do mandato. Outras 49 cidades possuem prefeitos inelegíveis, por já estarem no segundo mandato consecutivo. Na comparação nacional, o Ceará é o 10º com maior número de gestores que buscam a reeleição. Pernambuco é o 1º no ranking, com 88,28% de seus atuais prefeitos na disputa de 2016.

Segundo a pesquisa, maior parte dos gestores que abriram mão de disputar novo mandato atribui a desistência às dificuldades da gestão. Em segundo lugar, aparece a própria falta de interesse na disputa. São casos semelhantes ao de Ronaldo Mattos (PSC), prefeito do Crato, que desistiu da reeleição para apoiar Zé Ailton Brasil (PP) no município.

Entre prefeitos que devem disputar reeleição, estão gestores de algumas das maiores cidades do Ceará, como Roberto Cláudio (Fortaleza), Firmo Camurça (Maracanaú), Átila Câmara (Maranguape) e Raimundão (Juazeiro do Norte).

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles