Política

Proposta de armar Guarda Municipal é coisa de gente desesperada, diz Luizianne

582 22

A candidata à Prefeitura de Fortaleza Luizianne Lins (PT) afirmou nesta manhã, no primeiro ato de campanha, que a proposta de armar a Guarda Municipal “é coisa de gente desesperada”. Ela disse que ainda não tem posição fechada sobre o assunto, que deve ser mais discutido nas plenárias populares, mas que, até então, é contra.

Luizianne e Elmano chegam à Praça da Justiça (Foto: Carlos Mazza/ Jornal O POVO)

Luizianne e Elmano chegam à Praça da Justiça (Foto: Carlos Mazza/ Jornal O POVO)

Para a ex-prefeita, a solução estaria em desarmar a sociedade. Sobre o tema, ela disse que vai discutir “sem demagogia”. Atualmente, pelo menos dois candidatos propõem armamento da Guarda: Capitão Wagner (PR) e Ronaldo Martins (PRB). O prefeito Roberto Cláudio encomendou estudos para ver impacto do armamento, mas ainda não tem posição fechada.

Em tom de crítica à atual gestão, ela afirmou que quer retomar os investimentos em programas que foram “suspensos pelo prefeito”, como os Centro de Referencia de Assistência Social (Cras). Segundo ela, o prefeito “desmantelou todo o sistema de remédio da cidade”.

Luizianne faz caminhada neste momento pelo Centro da Cidade, com concentração marcada na Praça da Justiça. (Com informações de Carlos Mazza)

Recomendado para você

22 Comentários

  • João Pedro disse:

    Exatamente. Eu estou desesperado. Creio que toda a população fortalezense também está. não tenho voto definido, mas esse indicativo de que a “lora do PT” continua com esse sonhe esquerdista de desarmar as policias e favorecer os desocupados, já me dá uma ideia de como vai ser essa campanha.

  • Roberto Castro disse:

    Prefeita fraca e ainda quer retornar ao poder, ainda continua uma sonhadora, pensando que está em 1900, a guarda tem mais é que ser armada, vai ser mais uma opção para o povo de Fortaleza ser socorrido na hora que tiver sendo assaltado.

  • jordão disse:

    Lora do PT sendo lora do PT…já era de se esperar que uma mente tão esquerdista ache que os profissionais de segurança devem andar desarmados pq podem ferir os bandidinhos que só querem assaltar e matar cidadão. Nao esqueco dos 8 anos de abandono da cidade…

  • George Luiz Almeida disse:

    A tônica dos petista e essa, consiste em enfraquecer a segurança publica, a Guarda Municipal tem sim condição de atuar na segurança publica, o armamento e GM, mais um instrumento a ser utilizado no combate só crime, a gestão desta Sra. foi uma vergonha, prejudicou servidores da GMF, concedendo promoções a quem não tinha direito, pelo simples fato de estarem no seu governo e apoi-lá, proveu servidores que tinhão menos de dez anos de carreia, prejudicando servidores que tinhão mais de trinta anos, e essa a tônica dos petista, vendem a própria alma ao diabo com um único objetivo o poder, constituem-se num verdadeiro desastre PT NUCA MAIS.

  • Oliveira basto disse:

    Sou um filho,sou um pai,sou pagador de imposto, sou guarda municipal,posso até perder a minha vida,para socorrer um pai ou uma mãe de familia,mas me dé condições de pelo menos me defender, ex prefeita, a senhora não sabe o que fala, talvez nem sabe o que faz,então me responda,se tem essa visão, por que senhora sua mãe saia com segurança armada,até para ir se divertir no mercado dos piões

  • Rodrigo ferreira disse:

    Na verdade deveriam era acabar de vez com a guarda municipal por falta de utilidade. Alguém ai vê guarda municipal nas plataformas dos terminais de ônibus? fazendo ronda nas praças da cidade constantemente? Dentro das escolas, dando segurança ao patrimonio e aos educadores?Na verdade guarda municipal é um porteiro de luxo para as repartições municipais. São servidores cuja especialidade é a má vontade para com o cidadão. Sabe onde vejo muito guarda municipal? em manifestação de professor, pra descer o sarrafo.

    • Claudson Rocha disse:

      Deve ser um filho de papaizinho ou então um desinformado, que nao anda nas periferias, que não assisti aos jornais pra ver as abordagens e apreensões de armas nos terminais, mas deixa, nao adianta, como eu disse, vc deve ser um desinformado que nem sabe pra serve a Guarda Municipal, órgão do qual tenho orgulho em pertencer, mesmo que para muitos sermos porteiros de luxo.

    • Elderson disse:

      Em que mundo vc vive, Rodrigo Ferreira? Suponho que não seja o mesmo que eu enxergo!

    • Crisciullo disse:

      Na verdade vocês precisam mudar de prefeito porque a GCM não deveria ser isso…A Guarda Municipal é uma força de segurança, civil, uniformizada e armada…é o que diz a lei, o problema é que alguns prefeitos se omitem na sua obrigação de promover segurança, com o falso argumento de que isso é coisa do estado.

    • Giovane Gaspar disse:

      Haaaaaa te conheço….fez concurso pra guarda municipal e nao passou….tenta de novo….vai q um dia vc consiga(q acho muito dificil rsrsrsrs)…mas te garanto uma coisa…enquanto o nivel de prova estiver muito alto…vai ser dificil te ver como guarda municipal…kkkkkkkkkkkkkk

  • Antonio Tavares disse:

    Essa comunista está fazendo o que todos eles fazem que é proteger os “cumpanherius bandidus”. A esquerda no mundo inteiro considera o lumpemproletariado que são os bandidos, drogados, desocupados, prostitutas, etc como força revolucionária. Eu acho inclusive que esses desarmamentistas que querem deixar a população cada vez mais indefesa deveriam ser responsabilizados pela impunidade que estão fomentando. Desarmam polícia e cidadão mas mantém bandidos armados!

  • Mariana posses disse:

    Só vc e os outros políticos da sua laia é que não estão desesperados!
    A população estávdesespetada mesmo, sua anta 2!

  • Tatiane disse:

    Realmente eu e o povo de fortaleza está desesperado ppr segurança! #acordalora

  • Jota disse:

    Hipocrisia ao extremo, quando foi prefeita , todos seus seguranças usavam arma de fogo … Agora a população não pode ter órgãos de segurança armados pois a ideologia petista, e uma quimera psicodélica..

  • marcelo disse:

    Como fazer segurança publica desarmado? Parece que a esquerda vive num mundo de utopia. Os operadores de segurança têm o direito de se defender, senão não há como defender a sociedade. Não esqueçam que vivemos na capital mais violenta do país. Desarmar? Quero vê desarmar os vagabundos. Chega de hipocrisia, a sociedade está acordando e pede socorro.

  • Diguenada disse:

    Tanta gente falando mal dessa lora, mas nao duvidem que estão do lado do RC. Este senhor é quem prejudicou Fortaleza.

  • Crisciullo disse:

    O prefeito que não armar a Guarda deve responder por improbidade administrativa, Lei não se discute,se cumpre.
    “Guarda Municipal, instituição de caráter civil uniforme e armada…”
    Vale ressaltar que hoje o agente tem a obrigação de prender bandido, podendo responder em casos de omissão.

  • Cleber disse:

    Imagini essa guarda armada vai sair metendo bala nos cidadão como faz com os feirantes na feira da madrugada

  • Duda Quadros disse:

    Armas de fogo nas mãos da Guarda Municipal, não diminuirá criminalidade. Guarda Municipal não é polícia. Fortaleza precisa avançar no controle de armas e na diminuição do arsenal que, em 90% está nas mãos de sociedade. Existe ainda um agravante na realidade da GMF que, tendo sido desviada de sua maior missão de ser articuladora da cidadania, para tornar -se especializada em repressão, possui exemplos terríveis de uso inadequado para armas de baixa letalidade, demonstrando um imenso despreparo para o uso correto deste equipamento. O uso de armas sendo apenas no cumprimento das funções coloca esses operadores da segurança na mira dos bandidos que conseguem armas assim, roubando-as.
    Hoje, em mais de 100paises no mundo, o entendimento é o de aumentar o controle e diminuir a circulação de armas de fogo.
    Enfrentamento armado ao crime é responsabilidade das polícias, não das Guardas Municipais. Colocar em circulação centenas de armas de fogo, sem o mínimo preparo dos profissionais e da corporação, torna-se algo temerário e que possui espectativa do aumento da violência armada, expondo profissional e sociedade a mais violência.
    A decisão de armar a guarda pode vir a ser cogitada a partir de toda uma mudança de treinamento, de função dos seus objetivos, voltando suas práticas para maior militarização e deixando de ser Guarda Municipal para ser mais um braço armado do Estado. Isso levará tempo e hoje não percebo o mínimo preparo de nossa Guarda para assumir esta responsabilidade.

  • Carlos disse:

    No caso de fortaleza não é uma escolha a se fazer, mas sim uma obrigação. Cumpra-se a lei e ponto.

  • Everardo disse:

    A administração pública deve ser eficiente e servir ao interesse público. Isso é um preceito constitucional. Queria saber se a candidata fosse um agente da Guarda Municipal e estivesse em um terminal (que é responsabilidade da Guarda Municipal dar segurança) e presenciassem uma pessoa sendo ameaçada por outra com arma de fogo o que ela ria fazer ? Ligar para a polícia ? Ligar a população sabe fazer isso. Iria correr ? E pra quê serve um órgão que é criado para dar segurança e quando chamado para isso corre ou chama outro órgão para dar segurança para ele órgão que deveria dar segurança também ? Será que é necessária a existência desse órgão ? Será que ele não está trazendo gasto demais para a administração e não está dando o retorno necessário para a população ? O contribuinte está pagando um órgão para fazer a segurança das pessoas nos terminais de ônibus, no entanto, este órgão não está fazendo a segurança e chama outro órgão para fazer a sua segurança. Então nós contribuintes estamos pagando duas vezes um serviço para dois órgãos fazerem o que um poderia fazer ?

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *