Enviado a Brasília

Os senadores Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT) deverão compor a Mesa Diretora do Senado Federal no biênio 2017-2018, na eleição desta quarta-feira, 1°. O peemedebista, com o apoio do PSDB e do PT, é o favorito para assumir a presidência, na sucessão de Renan Calheiros (PMDB-AL).

Com a terceira maior bancada da Casa, o PT optou por indicar na composição com Eunício o cearense Pimentel para ocupar a 1ª secretaria. O posto é uma espécie de prefeitura do Senado, com comando do funcionamento de praticamente todas as estruturas internas. O PT decidiu compor com o PMDB apenas no início da madrugada desta quarta-feira após diversas reuniões a portas fechadas e dificuldades de unidade na bancada do Senado.

O senador Tasso Jereissati (PSDB), que era sondado para ocupar a vice-presidência na cota do partido, deverá assumir a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A vaga do PSDB na Mesa, segunda maior bancada, deverá ser ocupada pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). A eleição está agendada para as 16h, horário de Brasília.

Protesto

Nos corredores do Congresso Nacional um grupo de mulheres protesta contra a reforma da previdência que deverá entrar na pauta de votação nas próximas semanas com o retorno dos trabalhos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Parte do grupo, que distribui material com críticas à medida, também estava no aeroporto de Brasília no início da manhã recebendo os parlamentares com gritos de “Fora Temer”.

Tagged in:

About the Author

Wagner Mendes

Repórter do núcleo de política do O POVO wagnermendes@opovo.com.br

View All Articles