Rock alternativo não é o mesmo depois deles.

Eu e Los Hermanos

O assunto no meu primeiro  “post” não poderia ser outro, senão eles :”Los hermanos”!

Curto rock desde há muito tempo! Sou da geração coca-cola, mas em meados de 2005, conheci esses barbudos através da música Cara Estranho, de voz esquisita e meio sem sentido. “Putz”!De princípio,achei um horror! Mas logo me deparei com o Vencedor. Achei super legal, animada e foi logo ganhando a minha simpatia. Não perdi tempo, corri pro emule e baixei toda discografia. Me apaixonei loucamente pelos três Cds: Los Hermanos, Bloco do Eu Sozinho e o mais que perfeito Ventura. E o que eu achava mais incrível era cada disco ser  totalmente peculiar. O primeiro, logo de cara, com o single “Anna Júlia” foi pras “cabeças”. Todas as mídias até com direito ao programa do Faustão. Mas isso não era, nem  de longe, o perfil da banda, que aliás, eu não curtia quando estavam bombando  na TV.O primeiro Cd é o mais pesado. Puro rock com suas dores de cotovelo típico da banda. Mas não deixa de ser bom, perfeito e maravilhoso com Pierrot, Descoberta e Azedume.  Já o Bloco do Eu Sozinho tem algumas das melhores com destaque para  Retrato pra iáia, A Flor e Sentimental. Já com batidas mais suaves e arranjos sofisticadissimos temos Todo Carnaval Tem Seu Fim e Casa Pré-Fabricada.  Já o Cd Ventura não tem nenhuma música na classificação de mais ou menos .Todas as letras são excepcionais, nada visto antes no país vindo de uma banda alternativa do mundo “underground” que tinha como pretensão continuar fora dos holofotes. Era isso que cativava mais ainda: a simplicidade dos caras e o foco de fazer música somente como arte e não como produto de prateleria.

Em 20 de Janeiro de 2006 na Praia do Futuro(Fortaleza-ce), eles fizeram um show marcante lançando o Cd 4,e eu estava lá! Esse Cd, sim, se revelaria como estranho. Enfatizo que gosto de todos, mas no Cd 4 me deparei com canções que não lembravam o puro rock do começo, nem as baladas do segundo, muito menos o samba com mpb do terceiro, e ai?? Só tenho a dizer que Paquetá , O vento e Morena são minhas músicas prediletas, as outras são soltas, meio perdidas (do que eu considero como Los Hermanos). Li uma crítica na época que o Cd do Caetano Veloso estava mais rock do que o Cd 4 deles. Na verdade não dá pra rotulá-los. Muito menos definir o estilo deles, eles são a mistura do alternativo, do hard core e da música popular brasileira. Daí o porque de eles terem entrado em “hiato”. Pra mim é criatividade e talento demais pra se resumir numa banda a vida inteira. Não é a toa que muitas bandas surgiram no mesmo naipe, mesmo contexto, a la “Los Hermanos”.

Ano passado tivemos o prazer de revê-los no “Cearámusic”. Destaques da noite, é claro!!! Nem preciso falar de mim ,né? Simplesmente ansiossíssima pra curtí-los novamente! Fiz até escova pra estar linda lá…Enfim foi emociante! Ninguém chorou …Imagina…, fã de “Los Hermanos” tem as características de ser louco, fanático mesmo!!!…

Hoje já não os escuto com tanta frequência, a não ser quando quero viver momento de nostalgia, como agora. Escrevendo e ouvindo todas, até mesmo porque, hoje, só nos resta admirá-los nos seus trabalhos paralelos que com certeza ficarão eternizados.