Imaginem índios…

 Invariavelmente a primeira coisa que passou pela sua cabeça foi humanos nus, com olhos puxados e corpos pintados fazendo a dança da chuva, estou certa? Mas e se esses mesmo índios cantassem rap, usassem roupas que caracterizam esse estilo e se utilizasse da sua língua Guarani para fazer seus protestos através de canções? Se você está achando que isso só existe em Jessicalândia está totalmente enganado, índios cantando rap em guarani, acreditem tem disso sim aqui no nosso Brasil.

O grupo Brô MC’s nasceu em uma aldeia-favela, como eles denominam, localizada no Mato Grosso do Sul. Se você acha que ‘Brô’ possui algum significado em guarani, está enganado, segundo eles o ‘Brô’ vem do inglês Brother mesmo.  Através dessa salada mista genuinamente brasileira, o grupo resolveu compor suas canções em guarani baseado na sua realidade, eles protestam, denunciam e convocam o seu povo nas composições. Morte, violência e principalmente racismo são temas bastante citados nas canções do grupo, como foi muito bem observado nesse trecho da música Eju Orendive que diz: “Vamos mostrar pro branco que não há diferença, somos iguais”, no clipe que segue abaixo está claro a gana que eles têm de serem ouvidos não só pelo país, mais pelo seu próprio povo. O refrão “vamos revolucionar” convoca a comunidade ressaltando que empenho para mudanças na atual realidade indígena começa de dentro para fora.

Ainda não conseguiu visualizar como funciona o Brô Mcs?  Então dá uma sacada no clipe deles legendado que teve apoio da CUFA:

Brasileiro em Jéssicalândia significa uma belíssima mescla de povos e culturas, que ao jogar no liquidificador virou uma só nação de uma espetacular originalidade ímpar.

 

 Brasil é isso, Brasil é Brô Mc’s.

 

Beijos Sonoros,

Jéssica Nayanne

@jessica_nayanne

 

 

Tagged in:

, ,