Hey amigos do Respirando Música, como vão vocês? Continuando a falar dos Rolling Stones em homenagem aos seus 50 anos comemorado hoje. Vamos para a segunda parte, vamos falar das três decadas mais importantes para a banda em minha opinião.

Em 1962, o primeiro hit dos Stones veio com o cover “Come On” de Chuck Berry seguido de ”I wanna be your man”. Por incrível que pareça o começo foi difícil. A critica era dura com o grupo e afirmava que a banda não tinha sucessos próprios, os maiores sucessos eram na maior parte covers de outras bandas já consagradas. Na primeira turnê dos Stones em solo estadunidense em 1964, os críticos classificavam a turnê como “O Desastre”. Segundo estes, isto aconteceu pelo fato da banda não ter nenhum hit próprio. Entretanto em Dezembro daquele mesmo ano, ‘Heart of Stone’ conseguiu o 19º lugar entre as mais tocadas nos Estados Unidos. O primeiro single da banda que ficou famosa por colecionar sucessos. O primeiro hit internacional, portanto, só veio com a música ‘(I can’t get no) Satisfaction’ lançada em maio de 1965. Hit que levou a banda ao estrelato e o primeiro hit que vem a cabeça da maioria quando se fala de Rolling Stones. Logo após ‘Satisfaction’, a banda colecionou hits como ‘Get off my cloud’, ‘Paint it Black’ e até a balada ‘Lady Jane’. Sem esquecer uma das minhas favoritas: ‘Under my thumb’.

Em 1969, em meio a um cenário de guerras, protestos e revoluções em todo o mundo, o álbum ‘Let it Bleed’ foi criado recheado de críticas sociais as guerras. Alguns rumores diziam que o nome do álbum foi uma “cutucada” aos Beatles pelo álbum ‘Let it be’ que tem uma tradução como ‘Deixe estar’.  O álbum garantiu os Stones como uma das principais forças do Rock na época. Já na década de 70, a banda continuou popular, mas as vendas de discos caíram o que levou alguns críticos da época a falar que The Rolling Stones era uma banda ultrapassada por conta do sucesso que o Punk Rock estava fazendo na época. No entanto, a banda continuava a emplacar hits dentre os mais conhecidos estão ‘Miss You’ e ‘Beast of Burden’, esta última provavelmente a minha música favorita dos Stones.

Nos anos 80, precisamente em 1982 o aniversário de 20 anos foi comemorado em uma turnê Europeia. No fim da turnê a banda assinou um contrato milionário com a CBS Records para gravar um álbum. O acordo para o álbum ser gravado custou 28 milhões de dólares.

Essas três décadas foram talvez as mais importantes na história dos Stones. Os sucessos conseguidos aqui marcaram a banda como uma das mais importantes de todos os tempos. A construção do caráter da banda foi adquirida entre esses anos. O caráter Blues ficou, mas esse caráter evoluiu criando um estilo único que fez que os Stones comemorassem esses 50 grandes anos com sucesso mostrando ser uma das bandas mais proeminentes do mundo.

Um excelente dia a todos! Se quiserem entrar no clima da comemoração, não esqueçam de ouvir essa versão de ‘Under my thumb. Aliás, mais tarde tem mais Stones no Respirando Música.

http://youtu.be/yYoSAdU5454

 

Carlos

@starkcharles