O Alabama Shakes foi formado em Athens, uma cidade ao norte do Alabama com aproximadamente 20 mil habitantes. Depois do disco de lançamento, o Boys & Girls, em abril deste ano, a banda vem ganhando um grande destaque na cena musical. E não seria pra menos, só na semana de lançamento eles desbancaram a Adele do primeiro lugar na parada britânica, caíram na estrada abrindo os shows de Jack White, além de estamparem a capa da NME como “A maior banda nova do mundo”, que teve como jurados para escolha os Strokes, Jack White, Alex Turner (do Arctic Monkeys) e Jarvis Cocker (Pulp).

Se você tem o ouvido apurado pra escutar Janis Joplin, Aretha Franklin e Etta James, com certeza também vai gostar dos Alabama Shakes. O som deles é uma mistura de rock, blues e soul, que nos remete a uma época antiga (o que, particularmente, eu adoro). Antes da fama, a banda fazia cover do Led Zeppelin, James Brown e Otis Redding.

Brittany Howard é o vozeirão da banda e, atenção, ela só tem 23 anos! Como a cidade era pacata, Brittany aproveitava seu tempo vago aprendendo sobre música. As coisas mudaram quando, ainda no colégio, ela conheceu Zach Cockrell, o baixista da banda. Eles começaram a andar juntos e como ele tinha um grande conhecimento sobre músicas clássicas, ensinou tudo a ela e o resultado você já sabe.

Hold On, que é um grande sucesso da banda, foi escrito por Brittany. Com uma letra confessional, a cantora achava que não chegaria aos 22 anos. Brittany disse que entrava muito em confusão na adolescência.

Ah, eu ia esquecendo de comentar: Eles vão vim para o Brasil no dia 30 de março pra tocar no Lollapalooza! E aí, quem vai?

Observação: Enquanto eu fazia esse post, eu escutei três vezes o disco da banda.