Cícero está de volta a terrinha, agora divulgando seu segundo e mais recente trabalho, o álbum Sábado. O cantor e compositor carioca vem pra Fortaleza próximo sábado, dia 29, na H.O.S e promete um show com a sua característica intimista e agradável de ser.
Cícero ficou conhecido de cara no primeiro disco em 2011, o perfeito Canções de Apartamento rendeu mais de de meio milhão de downloads logo na estreia. Tá bom pra você? O músico conquistou dois Prêmios Multishow 2012: “Música Compartilhada?, pelo seu disco e “Versão do Ano”, com seu cover para “Conversa de Botas Batidas”, canção adorada pelos fãs do Los Hermanos.

No auge dos seus lindos 27 anos, Cícero é um nome em destaque dessa nova sagra de músicos da MPB. Não conhece? Pois trate de conhecer A-GO-RA com o papo que tivemos com ele. E desde já, ficamos encantados com a disponibilidade que ele teve em responder nossas perguntas.

Olha que fofo:

RM: Você disse que o álbum “Sábado” é uma expressão de sentimento que te acompanha. Como foi estruturar esse 2º trabalho?
Cícero: Não estruturei, tentei pintar o sentimento de todas as formas até que ele acontecesse independentemente das minhas explicações, queria que fosse uma obra auto-explicativa, como foi o Canções de Apartamento.

 

” Fazer música é inerente ao viver, não pode ser um trabalho burocrático ou apenas estético.” Cícero

RM: A comparação com relação ao seu primeiro álbum é inevitável para a mídia e os fãs quanto ao badalado “Canções de Apartamento”. Como você encarou as reações negativas ao lançar o áspero “Sábado”? cicero-anuncia-data-de-lancamento-de-album-video-teaser_647x430

Cícero: Senti e encarei a aprovação e a rejeição, ambos os sentimentos de peito aberto, e sigo adiante. A arte não pode mendigar aprovação, não que eu não goste de ser aprovado, adoraria só ser aprovado, mas sei que não existe unanimidade, as reações negativas e positivas sempre existiram pra tudo e todos, e agora isso pode e vai ser exposto sempre. O que era dito em mesas de bar antigamente agora é escrito em páginas na internet pra todo mundo ler, é importante que seja assim, mas não pode ser o radar pra orientar uma obra.

RM: Como foi a experiência em tocar pela primeira vez em Fortaleza na turnê de “Canções de Apartamento”? Já conhecia Fortaleza?

Cícero: Foi lindo, não conhecia fortaleza, mas me foi muito familiar. A urbanização e clima parecem com os da zona oeste do Rio de Janeiro, de onde eu venho, os traços das pessoas também, me senti indo a um bairro vizinho tocar. O calor humano também é parecido, as pessoas não são esnobes ou pseudo-sofisticadas, há uma verdade e beleza humana que eu senti pessoalmente. Depois do show fui conhecer a cidade e tenho uma lembrança ótima daí.

RM: Segunda vez em Fortaleza, mas primeira vez com o álbum Sábado. Qual a sua expectativa para o show?

Cícero: As melhores possíveis, o show tá bem mais legal. Agora eu toco guitarra em pé! rs

RM: O que te inspira para escrever as canções tão poéticas como do Canções de apartamento e cotidianas como do Sábado?

Cícero: A minha vida. Acho que o prazer de compor está em usar isso como lente poética pro que eu vejo de verdade no meu dia-a-dia, assim o ofício é prazeroso e o resultado me representa fielmente naquele momento, me ajudando a andar pra frente e buscar novos momentos, novas coisas pra dizer, pensar e sentir. Fazer música é inerente ao viver, não pode ser um trabalho burocrático ou apenas estético.

RM: Disponibilizar de cara na internet para download o álbum assim que é lançado é uma característica sua. Qual a vantagem e desvantagem disso?

Cícero: A vantagem é ser ouvido por mais gente, a desvantagem é que você também é ouvido por quem não tem afinidade com o que você faz, pela facilidade, e isso gera uma repercussão horizontal, de aprovação e reprovação em mesma intensidade, e é preciso aprender a lidar com isso.

 

 

Cícero em Fortaleza
Dia: 29 de Março
Local: H.O.S
Ingressos: Lojas Stalker (Iguatemi, North Shopping, Via Sul e Shopping Benfica)  – Bilheteria Virtual.
Mais informações: 3021-7186.