Iniciar a reprodução de um disco é quase um ritual, mesmo quando a nossa atenção está dispersa durante a audição. Escolher desfrutar de um álbum da maneira como os artistas o conceberam é um gesto reverente à arte, uma entrega à poesia numa época em que a personalização é a tendência dominante no mercado.

Cada disco, cada música, serve como um elo com a mensagem que o artista busca transmitir, proporcionando-nos a entrada genuína no universo de sua arte.

A lista a seguir destaca os álbuns que mais ouvi neste ano, entre os discos lançados. Estes são, na minha humilde opinião, os melhores álbuns que ouvi durante esse período.

Rubel – As palavras, vol 1 e 2

Este álbum tem de tudo, e talvez seja por isso que o amo tanto. Rubel não hesitou em arriscar, navegando habilmente desde o forró até o funk com MC Carol. Uma verdadeira jornada pelo Brasil! E as participações especiais de Xande De Pilares, Milton Nascimento e Liniker só acrescentam ainda mais brilho.

Kali Uchis – Red Moon In Venus

Passei a ouvir esse ano e este álbum em particular é meu preferido. Acho uma delícia escutá-lo.

 

Olivia Rodrigo – Guts

Confesso que comecei a ouvir por causa da música “Vampire”, que achei lindíssima. No início, não costumava escutar Olivia, mas este álbum me pareceu mais maduro, com melodias e arranjos coesos.

 

Beyoncé – RENAISSANCE (Menção Honrosa)

Ouvi tanto esse álbum que cheguei a jurar que tinha sido lançado neste ano. Talvez seja pelo impacto da turnê e toda a agitação em torno do filme, que o mantêm tão relevante. Só falta ela confirmar show aqui para ficar ainda melhor.