Mahávatár Bábají

Mahávatár Bábají

Os penhascos do Himalaia, ao norte, perto de Badrinarayan, ainda são abençoados pela presença viva de Bábají, guru de Láhiri Mahásaya. O recluso mestre conserva sua forma física há séculos, talvez milênios. O imortal Bábají é um avatára. Esta palavra sânscrita significa “descida”; suas raízes são ava, “para baixo”, e tri, “passar”. Nas Escrituras hindus, avatára significa a descida da Divindade à carne. – O estado espiritual de Bábají está além da compreensão humana – explicou-me Sri Yuktéswar. – A raquítica visão do homem não pode penetrar através de sua estrela transcendental. Procura-se em vão imaginar o alcance de um avatar. É inconcebível.

Paramahansa Yogananda

[Yogananda, Paramahansa. Autobiografia de um iogue. Tradução de Adelaide Petters Lessa. São Paulo: Summus, 1981, p. 283.]

Hoje é a última terça-feira do mês. Conforme havia mencionado no texto postado na primeira terça-feira, ao longo do mês de setembro dedicaria as postagens deste dia ao Mestre Paramahansa Yogananda. Encerro hoje, portanto, a sequência de quatro textos enfocando o Mestre hindu.

No capítulo 33 de Autobiografia de um Iogue, Yoganandají se refere ao

Láhiri Mahásaya

Mestre que teria sido o iniciador de uma tradição que foi passando de guru a discípulo até chegar a ele. Desde que li pela primeira vez aquele capítulo, senti brotar em mim, de imediato, uma grande reverência por Mahávatár Bábají. Os capítulos 34 e 36 do livro também são dedicados ao Mestre. Não exagero se disser que li tanto estes três capítulos, que sou capaz de repetir de memória trechos inteiros.

Nunca consegui entender exatamente o que fez despertar em mim tanta reverência por Bábají. Antes de tudo, é preciso dizer que a crença em sua existência é um desafio à razão. Conforme Yoganandají, se desconhecem quaisquer dados biográficos acerca do Mestre. Não se sabe exatamente quando nem onde nasceu, nem, tampouco, quem foram seus pais. Isso, porém, ainda é pouco. O mais fantástico na história deste Mestre é que ele mantém a eterna aparência da juventude, tendo atravessado os séculos – milênios, talvez – sem mostrar sinais de decrepitude. Também não há referências à sua morte. Escreve Yoganandají:

Sri Yuktéswar

Jamais se descobriram quaisquer dados delimitadores da família e do lugar de nascimento de Bábají – tão caros ao coração do cronista histórico. Este avatar usa geralmente o idioma hindu, mas conversa facilmente em qualquer língua. Adotou o singelo nome de Bábají (Reverendo Pai)… (…) O imperecível guru não mostra sinais de idade em seu corpo; parece um jovem de vinte e cinco anos, não mais. De epiderme clara, constituição e estatura medianas, o belo e vigoroso corpo de Bábají irradia um brilho perceptível. Seus olhos são pretos, serenos e ternos; seu longo e lustroso cabelo é cor de cobre (p. 285).

Bábají foi o guru que deu a Láhiri Mahásaya a iniciação em Kriya Yoga, fato narrado no capítulo 34 de Autobiografia de um Iogue. Láhiri Mahásaya, por sua vez, concedeu a iniciação ao seu discípulo Sri Yuktéswar, o qual a deu ao seu discípulo, Paramahansa Yogananda. É essa, portanto, a linhagem de Mestres que deu origem a Self Realization Fellowship, a organização fundada por Yoganandají com vistas à disseminação da Yoga.   

Láhiri Mahásaya certa vez afirmou a seu discípulo, Sri Yuktéswar: Sempre

Yogananda com um exemplar de Autobiografia de um Iogue

que pronuncie com veneração o nome de Bábají, o devoto atrai uma bênção espiritual instantânea (p. 285). Não faço a menor idéia de quantas centenas de vezes, ao longo de mais de uma década, postei-me ante a fotografia de Mahávatár Bábají em meditação, usando como mantra única e exclusivamente o seu santo nome. Tenho a convicção de que, não poucas vezes, fui agraciado com a proteção invisível mas benéfica do Mestre. Quando da minha primeira peregrinação ao Himalaia, em 1996, repeti frequentemente o nome do Mestre em silêncio, solicitando sua proteção para a minha jornada. Penso que fui atendido.

Aos leitores que quiserem maiores informações sobre as atividades desenvolvidas pelos discípulos de Paramahansa Yogananda no Brasil, segue o endereço eletrônico:  http://www.yogananda.com.br/ .

About the Author

Vasco Arruda

Psicólogo, professor de História das Religiões e Psicologia da Religião.

View All Articles