Maria, a discípula fiel de Jesus, caminhou junto com os apóstolos nos primórdios do cristianismo, transformando-se em incentivo e exemplo no seguimento e no cumprimento da vontade do Pai. Nossa revista é dedicada à Mãe de Deus, e isso nos orgulha muito, pois sabemos que nosso compromisso e missão estão enraizados em Maria, Estrela da Evangelização. Completamos neste mês 112 anos, uma longa história repleta das bênçãos de Deus. Passamos por dificuldades? Sim! Mas a missão é maior… O projeto é do Reino, e não nosso. Convidamos você, caro leitor, a rendermos graças juntos por mais este aniversário.

Pe. Luís Erlin, cmf

[Editorial da Revista Ave Maria, Ano 112 – Maio 2010, p. 1]

Descobri a Revista Ave Maria em 2008, quando li a Autobiografia de Santo Antonio Maria Claret. O fato é que, depois de tal leitura, passei a frequentar com assiduidade a Livraria Ave Maria, mantida pelos Claretianos. Numa de minhas visitas à livraria, recebi um convite para assinar a revista. Desde então me tornei um leitor dessa que é a mais antiga revista mariana publicada em terras brasileiras.

Fundada no dia 28 de maio de 1898, em São Paulo,  a publicação tinha apenas quatro páginas e teve uma tiragem inicial de 300 exemplares.  Criada por iniciativa de um grupo de leigos, a Revista Ave Maria um ano depois passaria às mãos dos Missionários Claretianos, que trataram de aprimorá-la, encarregando-se de sua difusão em todo o país.

A revista cobre uma boa diversidade de temas, abordados em geral de forma leve, o que torna agradável a leitura, mas sempre bem fundamentos, garantindo a idoneidade e consistência das informações. E, claro, como o próprio título sugere, tendo por fio condutor a figura da Virgem Maria, motivo pelo qual os temas marianos tem um maior destaque, superando quantitativamente os demais.

Em meu segundo ano como assinante da Revista Ave Maria, já estou pensando em mandar encaderná-las, pois essa é uma publicação para ler e colecionar, uma vez que ela constitui uma boa fonte de informação e pesquisa sobre mariologia.

Aos interessados em assiná-la ou mesmo em obter maiores detalhes sobre a revista, sugiro que acessem o site da Editora Ave Maria no seguinte endereço:

http://www.avemaria.com.br

About the Author

Vasco Arruda

Psicólogo, professor de História das Religiões e Psicologia da Religião.

View All Articles